quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Já bati três vezes na madeira

Cá em casa tenho a sorte de (até agora) nenhum de nós sofrer com alergias. Nenhum tipo de alergia, nem filhas, nem pais. O que nos dias que correm é uma grande sorte. Já bati três vezes na madeira não vá por algum motivo a sorte mudar. Sim, nestas coisas sou um bocadinho supersticiosa!
No meu grupo mais próximo, tenho amigas com filhos alérgicos aos ácaros e ao polén, que sofrem horrores na Primavera. Algumas (cada vez mais por acaso) têm filhos com peles atópicas que experimentam quase todas as marcas de cremes à venda no mercado, para encontrarem um que mostre bons resultados. Outro caso comum é a asma em que, ao contrário do problema com peles atópicas, felizmente tem vindo a diminuir. Os que me lembro são todos amigos adultos, apesar de saber que continuam a surgir novos casos em crianças.


Como todas as doenças, as alergias são só mais uma que nos deixam a nós pais preocupados e atentos aos tratamentos possíveis, aos tratamentos aconselhados e eficazes para cada caso.
O aleitamento materno, nos primeiros meses de vida dos nossos bebés, é aconselhado e estimulado como uma das formas primárias de prevenção de possíveis alergias. Sabiam, não sabiam? Foi uma das muitas razões porque dei de mamar.

Na Rota da Saúde dos Hospitais Lusíadas podem ver este post muito interessante com dicas sobre como evitar as alergias. Tenho a certeza de que vão gostar de ler.


A Conchinha bebé

Post feito em parceria com os Hospitais Lusíadas

Aí por casa, sofrem de alguma alergia?



9 comentários:

  1. Por aqui também não há alergias, nem minhas e do meu marido, nem das nossas filhas. Curiosamente, não dei de mamar, nem a minha mãe me deu a mim. Pode ter sido sorte, mas correu tudo lindamente :)

    ResponderEliminar
  2. Rinite. O pai também. A avó tem sinusite, o tio e a tia. É uma chatice mesmo...
    O Diogo pelo que parece vai pelo mesmo caminho.

    ResponderEliminar
  3. Por aqui sim! :( avós com rinites e vários tipos de alergias e eu com rinite e sinusite. E suspeita-se que a pequena também padeça de alguma coisa... sempre cheia de tosse e secreções!... :(

    ResponderEliminar
  4. Olá, bom dia. Sempre que o assunto são alergias tenho que comentar. O meu filho Pedro tem alergias alimentares à proteína de leite de vaca, ovos, marisco, frutos secos, de uma forma grave. Isto é, basta uma migalha, sim uma migalha, que tenha leite ou derivados de leite que pode fazer um choque anafilático. Fez o primeiro, com o suplemento que lhe dei aos 4 meses e outro com três anos com migalhas que estavam na mesa, mas que tinham sido barradas com manteiga. O meu filho tem que andar sempre com uma caneta de adrenalina e apenas estou a comentar, porque ainda há pessoas que não acham que isto possa acontecer. Dizem sempre, é só uma bolacha, ou só um bocadinho de chocolate, não lhe vai fazer mal. Não, pode e vai fazer muito mal. As pessoas não têm noção da gravidade que isto pode acarretar. Desculpe o abuso, mas já que tem uma parceria com o hospital Lusíadas, poderia fazer um post sobre este tema.
    É que, por vezes, nós as Mães de meninos com alergias alimentares, passamos por umas exageradas, porque simplesmente as pessoas não têm noção do que pode acontecer.
    Obrigado Tita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita. Conhece o "arco íris da Sofia "? A Sofia tem um filhote com o mesmo problema . Beijinhos .

      Eliminar
  5. Cá em casa, infelizmente, não temos muita sorte. A única que escapou foi a minha filha. Eu sou asmática, com rinite e sinusite, e para além de eczemas tenho também alergias a pó, polén, ácaros... O pai tem rinite e as mesmas alergias. A filhota (até à data, com 4 anos) tem escapado às alergias e problemas respiratórios mas o meu filho tem pele atópica, alergias à flor da oliveira, pó, ácaros, polén e ovo. Além disso tem também rinite e já teve um episódio (que pode ter sido isolado mas é pouco provável...) de falta de ar. A médica desconfia que possa vir a ter asma...
    Por isso conheço bem a realidade. Dois filhos: um sem problemas e outro com carradas. Nenhum foi amamentado por falta de leite...

    ResponderEliminar
  6. Eu e o meu marido temos rinite alérgica e o G nada de nada. Poderá ser por ter mamado até aos 4 anos :)
    E a Ana, deu de mamar até que idades?

    ResponderEliminar
  7. Que delicia a Conchinha :) por acaso tenho curiosidade de ver fotos dela e da Carlota em bebés. Partilhe se puder ;)

    ResponderEliminar
  8. Tenho uma filha com rinite alergica aos acaros do pó, diagnosticada aos 3 anos! Mamou até aos 9 meses!
    Lamento mas as alergias não se EVITAM! Até porque são hereditarias!
    E comparar asma com alergias então...
    Pode prevenir as crises, mas não se evitam!
    (não leve a mal, é só porque em termos medicos este post deixa muito a desejar...)

    ResponderEliminar