sábado, 27 de junho de 2015

A filha do meio

A verdade e a experiência de quem me dizia para ter atenção à filha do meio está a vir ao de cima. Nestes últimos dias tenho sentido tanto o que queriam dizer, quando me avisaram que a Conchinha, por ter uma diferença pequena da irmã mais nova, ia sofrer alguma falta de atenção, alguma falta de mimo, mas principalmente alguma falta de colo.
Nestes últimos dias que tenho estado mais tempo sozinha com as 3, tenho reparado tanto nisso! Ora vejam,  se há alguém que sai do banho, na praia, e vem ao colo é a Caetana, se há alguém a quem agarro para limpar e secar é a Caetana, se há alguém que ando sempre atrás é a Caetana (neste caso porque foge, mas a verdade é que ando), se há alguém com quem tento estar mais tempo a brincar e a entreter é a Caetana, se há alguém que pede comida e tem sempre os seus desejos realizados é a Caetana, e mais... As outras é sempre um já vou, vai tu, já és crescida, come sozinha, tira tu da lancheira e tantas outras frases  porque a verdade é que tenho esquecido de reparar que a Caetana já não é assim tão bebé (acho que sou eu que gostava que fosse) e as outras não são nenhumas senhorinhas, principalmente a Conchinha que ainda precisa muito do colinho e da atenção da mãe, se bem que a Carlota também e eu tenho de conseguir fazer chegar a todas o meu AMOR sem distinção. Atenção, não estou a dizer que gosto mais da mini C que das outras, mas que elas podem pensar por atitudes minhas, sem maldade, mas sem o mínimo cuidado, isso podem e eu não quero.
Ser mãe é aprender todos os dias com as nossas filhas como podemos e devemos desempenhar o nosso papel da melhor forma e não da mais fácil.

Hoje, depois da C. grande ter ido para casa da prima E. onde vai ficar a dormir, peguei na Conchinha e fui fazer um programa sozinha com ela, cheio de colo, gargalhadas e toda a tenção que merece. Tenho de conseguir dar esta mesma (ou quase) atenção quando não estamos só as duas e os carinhos e mimos têm de ser repartidos pelas 3. Um desafio para mim e provavelmente para muitas mães de 3 ou mais filhos. 
Algumas dicas e sugestões de como fazer são muito bem recebidas aqui.




O colo da mãe nunca é demais...em qualquer idade
Fotografias: Sessão de Maio (1 ano em fotos) com a Catarina Ferreira do Ties



Bom fim de semana.




5 comentários:

  1. Ana, o síndroma da filha do meio, existe mesmo: eu tive-o, e só o curei já muito tarde. Boas férias família linda!

    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Ana, eu sinto o mesmo! O meu do meio já tem 6 anos, mas desde que nasceu o irmão (quase há 2 anos) ficou menos meigo e a fazer muito mais asneiras! às vezes sinto que me zango demasiado com ele, que escapam mais palmadas mas não é fácil... depois tento compensar com mimo mas o ideal seria mesmo um programa a 2... mais ainda que já tenho o 4º a caminho!!
    beijinho

    ResponderEliminar
  3. Tenho 3 filhas com as mesmas idades das suas, estou a passar exactamente pelo mesmo com a do meio... Paciência, haja muita paciência!!! 😃 um beijinho . Rita

    ResponderEliminar
  4. Vou ter o terceiro filho em Janeiro e preocupa-me o filhote do meio, que na altura ainda terá dois anos quando o mano nascer, e que é super apegado a mim. Quando ele nasceu já o mano tinha 3 anos e apesar de ser super mimoso e muito doce não sentiu nada a chegada do mano e eu consegui estar lá para os dois, até porque o pequenino foi um recém-nascido super fácil e que mal se dava por ele. Agora com o terceiro vou mesmo ter de ter atenção para que ele não se sinta posto de parte... Mas com programas de filho único e cuidado da nossa parte penso que se fará bem:-)) Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá
    5 filhotes e aquilo que sugiro é definirem, uma vez por mês o dia do filho. Nesse dia, só aquele filho tem a atenção. Não há melhor! Dá para todos.

    Jocas

    ResponderEliminar