quinta-feira, 10 de julho de 2014

Os terríveis cinco...

O que deixa uma mãe envergonhada e da cor de um pimentão, o que deixa uma mãe para lá de furiosa quando passa os dias a tentar ensinar as regras da boa educação. Filhos que se esquecem de pedir se faz favor, que se esquecem de dizer sim ou não obrigada, que em casa dos amigos à hora de ir buscar para voltar para casa e logo depois de nos perguntarem se quero que ela jante lá,  oiço uma resposta de uma loira armada em xica esperta e malcriada que me pergunta:
- O que é o meu jantar, mãe, eu gosto? Porque se não gostar, prefiro jantar cá!
Claro que depois de tentar disfarçar e a morrer de vergonha, saio a pensar se durante o resto do tempo que lá esteve foi assim, uma menina mal educada, mimada e insuportável, daquelas miúdas que sempre disse que não ia ter, daquelas crianças que faço cara feia e abano a cabeça quando vejo uma. Será?
É muitas vezes nestas situações que me pergunto, se estou a fazer um bom papel, se estou a ser um bom exemplo e se estou a conseguir passar os valores e os princípios que considero tão importantes e fundamentais, numa sociedade que cada vez se esquece mais, que a educação é do mais importante que uma criança, e um dia uma mulher e homem podem ter.
Sou eu que estou a ficar velha e muito exigente ou há mais que pensa como eu?

Não amues nem sejas malcriada, porque assim sim, ficas feia, pode não ser fisicamente, mas não queiras ser uma pessoa feia em atitudes e maneira de ser...



ps - O ano dos meus 40 aos olhos da Mariana...
Julho: Caetana (no dia que fez 1 ano, uma data especial, os parabéns na praia)



Fotografias: Mariana Sabido
Túnicas: Tic Tac babies





Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

7 comentários:

  1. Ana, concordo perfeitamente com tudo o que escreveu.... Os miúdos tem q perceber aquilo que podem e não podem dizer e fazer. Contudo, Ari ver, acho que a querida C talvez nem se tenha apercebido que aquilo q estava a dizer não era de bom tom... Agora que a ana a repreendeu, irá ficar consciente de que não e bonito.
    Assim se vai crescendo, a errar e a ser corrigido.... ;)

    ResponderEliminar
  2. Se fossem só os terríveis 5 :) eu tenho um com 10 que por vezes também me deixa envergonhada. É um desafio!

    ResponderEliminar
  3. A minha tb tem cinco e desde que a irmã nasceu está assim... Diferente...respondona...mesmo malcriada... Distem que é normal...que passa...espero q sim.
    Felicidades.
    www.margaridaflordaminhavida.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Ana , sao fases dos miudos ! Ele as vezes nem se apercebem daquilo que disseram , e espontaneo .. Mas se a repreendeu e disse que era feio , ela vai aprender que agiu mal e nao volta a fazer ..
    Nao desanime , sao fases ..

    ResponderEliminar
  5. Como a entendo!!! Tenho tantas situações dessas e continuo a sentir-me embaraçada sempre que acontecem!!
    Deixe lá, temos que acreditar que o essencial lhes fique mesmo e que um dia, quando adultos, seja isso só que sobressaia!!
    Um beijinho, gosto muito do seu blog!

    ResponderEliminar
  6. Primeiro, adorei a ideia dos Parabéns na praia e acho que vou adotar a mesma ideia :)
    Segundo, não creio que seja má mãe. As crianças são mesmo assim. Um dia super bem educados e no dia a seguir fazem das boas.

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho uma com 10 anos que me testa os limites todos os dias....não é nada fácil! Um dia de cada vez ;-)

    ResponderEliminar