quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Vai um chá?

Eu adoro chá. Preto de preferência, de frutas e sabores, de manhã, de tarde ou à noite, nem com a hora sou esquisita. Gosto tanto, que sempre que uma amiga vai a Londres e me pergunta se quero alguma coisa, o que quero sempre e peço para me trazerem, é chá.
Chega o Verão e bebo fresco, com imenso gelo, canela e hortelã. Chega o Inverno e a chaleira não sai da cozinha, porque água a ferver tem sempre de haver em casa, para um chá.

À noite, é uma óptima companhia, juntamente com a manta, a almofada, um livro, o computador ou um filme na televisão. Quando todos vão para a cama, o silencio se instala e eu sou a rainha da casa, é o que mais gosto de fazer.
O mais giro, é que eu não sou a única fã. A C. pequenina adora e pede imensas vezes um para ela também. Senta-se como se fosse crescida e faz o sorriso mais querido que tem. É um dos programas just me&C. pequenina, com uma história escolhida por ela e com vozes e caras que tanto gosta e eu me esforço por fazer (nada que eu me importe, porque um dos meus sonhos é que um dia me batam palmas, e no final de cada história, em que faço mais teatro, ela aplaude tão contente, que no dia seguinte se for preciso faço igual), os bocadinhos antes de dormir são por vezes passados assim.






Curiosidades e dicas para beberem mais chá...


  • Quando estava grávida foi o que me salvou várias vezes, nas constipações. Como as grávidas não podem tomar grandes remédios, experimentem um bom chá, quente, bem quente é o ideal, com uma colher de mel. Foi assim, que curei várias vezes dores de garganta, nas 3 gravidezes.

  • É do mais recomendado quando as nossas crianças vomitam e estão mal do estômago. As malditas gastroenterites e viroses que nos últimos anos viraram doenças da moda, têm feito grandes baixas nos mais pequeninos. Um chá (atenção que o chá tem teína, por isso para eles tem de ser fraco, eu ponho e tiro logo, quase nem cor fica) com uma colher de açúcar, ajuda nestes casos mais chatos, a que não desidratem e fiquem com alguma energia.

  • Para as mais ansiosas, e para  as que ter a cabeça a menos de 1.000 é quase impossível, beber um chá de camomila ou cidreira antes de deitar, faz maravilhas e nalguns casos "milagres". Vão ver, que é uma boa solução e um óptimo substituto da contagem dos carneirinhos.

  • Pois é, apesar de muitos acharem que o chá tem origem em Inglaterra, pela sua grande importância e consumo, quem não sabe que os ingleses têm a tradição do chá às cinco? O chá foi descoberto e tem a sua verdadeira origem na China e fomos nós os portugueses, um dos principais responsáveis pela sua vinda para a Europa. Uau, como éramos grandes e importantes...

  • Para as fãs e adeptas das dietas (eu inclusive) sabiam que o leite, está cada vez mais provado,  não é assim tão essencial na nossa rotina diária? Para não falar, que é um dos responsáveis da barriga inchada e de algum mau estar. A verdade, é que desde que deixei de bebê-lo de manhã, sinto-me muito melhor. Experimentem um chá, logo de manhã durante uma semana e depois digam se tenho ou não tenho razão (o melhor para quem conta os kilos, as gramas e tudo o que possa pesar, tem zero calorias)...



E agora vai um chá? Experimentem o  LiptonYellow Label, o melhor sabor de sempre (um conselho e dica Cacomae).



Uma parceria Lipton



Cacomae
Facebook AQUI, Instagram AQUI, Pinterest AQUI

14 comentários:

  1. ola Ana :) os ingleses comecaram a chamar Tea ao cha porque quando as folhas eram preparadas em Portugal para serem enviadas para Inglaterra era colocado nos contentores um T ,de transporte, e os ingleses viam o T ja sabiam que eram as folhas p o cha. De T em T temos o Tea.

    ResponderEliminar
  2. O nome Tea tambem tem uma historia curiosa. Quando os portugueses traziam as folhas do oriente e preparavam os contentores para serem enviados para Inglaterra colocavam um T de transporte. Ao verem estes contentores os ingleses já sabiam que ali vinham as folhas para o chá e de T em T temos o Tea.

    ResponderEliminar
  3. A tradição do chá das 5 foi levado para o reino unido pela D Catarina de Bragança, portuguesa pois claro!! Nos Porrugueses somos um povo Grande!!!!gigantes!!

    ResponderEliminar
  4. Upssss, esqueci-me de assinar!😄
    As suas pequenas são um doce!
    Eu tb adoro chá!! Mas compro em caixas , só bebo chá preto!! Em casa da minha avô tomávamos sempre o chá à tarde.
    Beijinhos,
    Xinha

    ResponderEliminar
  5. O chá tem teína e não cafeína ,e a camomila e a cidreira , salvo erro , são tisanas e não chás !
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Maria, pela correcção. Vou emendar a teína. Em relação à camomila e cidreira, a intenção é o costume e a maneira de dizer, normalmente peço um chá de camomila ou um de cidreira e foi para manter o objectivo do post.
      Um beijinho e obrigada

      Eliminar
  6. Olá Ana, já agora onde se podem adquirir essas latas da lipton?

    ResponderEliminar
  7. Olá, já agora também dou o meu contributo enquanto habitante da única zona com produção de chá da Europa (com exceção da Inglaterra): S. Miguel.
    Para retirar a teína do chá (aprendido na fábrica) colocamos o saco ou folhas 1 minuto numa taça com água. É nesse primeiro minuto que sai a maior concentração e depois usamos o saco na nossa taça mais 2 minutos.
    Assim sendo, aquele espaço de tempo curto que usa para fazer o chá para as suas lindas princesas é onde sai a maior concentração de teína.
    Fica a dica.
    Eu passo cá todos os dias, mas sou das caladinhas (ou seja, preguiçosas para comentar).

    ResponderEliminar
  8. eu também adoro chá de qualquer maneira ... devo ter sido inglesa numa outra reencarnação! mas os meus favoritos são os chás de peso (folha), com muitas variedades de sabores, também gosto do "lipton" ( green tea with jasmine petals ) mas "twinings" é a minha escolha!

    se juntar gengibre e limão ao chá verde fica delicioso!

    ResponderEliminar
  9. Também adoro chá ... mas sou mais adepta do chá de folha... daqueles que se compra ao peso! mais variedades e sabores... gosto bastante do green tea jasmine petals ( acrescento-lhe gengibre e casca de limão) da lipton ....mas a minha escolha ( para quem pode ir a londres ... é http://www.whittard.co.uk/ )

    ResponderEliminar
  10. Ana,
    De facto o chá é um tradição portuguesa introduzida na corte inglesa pelo casamento de Catarina de Bragança com Carlos I de Inglaterra.
    Mas se lhe contasse qual a versão que os ingleses apregoam aos 4 ventos.....dão a entender que sempre foi um hábito inglês só que eles preferem esquecer-se que não tinham o chá e usurpam algo que no fundo foi uma outra cultura/nação a introduzir no Reino Unido.
    Quando residi em Inglaterra em 1996 (estive lá a estudar inglês) fui assistir a uma lecture (uma palestra dada por uma professora) sobre o chá das 5. Antevendo já algumas incorrecções. Bem dito bem feito; ive que estar a "ensinar" a professora e os outros alunos como de facto o chá tinha sido introduzida na corte inglesa.
    Mas adoro chá de todas as variedades e sabores. E acompanhado com uns scones acabadinhos de sair do forno com doce ou manteiga....até já me estou a lamber toda e a ficar com água na boca. ;-)

    ResponderEliminar
  11. Adorei este seu post Ana, não tanto pelo chá (se bem que também gosto muito) mas pela ternura que transmite nas suas palavras, n modo como descreve esses momentos de partilha com a sua "C. pequenina".
    Não me leve a mal, acho as três o máximo e todas muito lindas mas confesso que sou "fã" da "C. pequenina", adoro o seu jeito, tem um ar de marota :) É uma fofinha.
    Parabéns Ana tem uma família linda <3 Beijinhos

    ResponderEliminar