segunda-feira, 19 de setembro de 2016

As actividades deste ano

Hoje foi  dia de decidir as actividades que cada uma irá fazer este ano lectivo, pois era dia de inscrições. Foi uma excitação logo de manhã com todas aos gritos para serem as primeiras a dizer o que escolheram. Claro que por elas não seriam apenas duas, mas por várias razões, duas para as mais velhas e uma para a Caetana é mais do que suficiente e bom.Também não foi difícil chegar a acordo, pois estas três, decididas como são, sabem muito bem o que querem e o que mais gostam de fazer. Assim, este ano temos de tudo um pouco e uma mãe que vira motorista para conseguir estar a horas nos vários sítios onde as tenho de levar ou ir buscar. 
Graças a muitas de vocês e aos vossos comentários, a Caetana vai para a natação (doida por água como é, vai delirar quando começar). Este blog é tão útil para vocês quanto para mim. Quero que saibam que a maior parte das vossas opiniões e mensagens são lidas com atenção e também me ajudam muito. 
A Concha com tantas cambalhotas, rodas e pinos vai para a ginástica acrobática e para as artes. 
A Carlota mantém o judo, que faz desde os 4 anos e adora e vai  para as artes que foi das coisas que mais pena teve o ano passado de não fazer.
Acho que acertámos e vai ser bom para todas, cada uma com as suas necessidades e gostos, mas todas com actividades para se desenvolverem e evoluírem ainda mais. 

Miúdas desportistas com uma veia artística parece-me muito bem ;) 

My team ;)


Uma ginasta com um fato novo da H&M
Uma nadadora com um fato de banho que já passou por todas da Antimilk
Uma judoca com o seu cinto amarelo de barra laranja ;)


E os vossos filhos já começaram as actividades? Cá em casa já estão todas inscritas mas só a Concha começou as aulas de ginástica e não podia estar mais feliz.

Boas escolhas!!


Cacomae no Instagram @anadominguezlemos

38 comentários:

  1. Fico contente por ver que seguiu a sugestão da natação... acho óptimo para aprenderem a nadar realmente bem (o que em certos casos pode fazer toda a diferença) e para nós mães também podermos estar mais descansadas nas brincadeiras de verão na piscina ou no mar. A minha mais velha, com 4 anos, também vai este ano para a natação pela primeira vez, apesar de ter aprendido a nadar nestas férias. Ainda estamos a decidir se continua no ballet (e eu que nunca pensei ver uma filha minha no ballet!) de que gostou no ano passado, mas acho que mais por causa dos fatos cor-de-rosa do que pela dança em si ;) Para mim 1 actividade extra curricular é suficiente, até porque no colégio dela já tem obrigatoriamente inglês (2 horas por dia), educação física (2 horas por semana), música (1 hora por semana) e expressão plástica (30 min por semana) e, apesar de eu ser bastante apologista de uma educação completa desde pequeninos (e particularmente da introdução do inglês muito cedo), acho que também precisam de tempo para brincar de forma "livre" e não vale a pena sobrecarregar os dias com demasiadas actividades :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana!
    Aqui temos uma menina com 5 anos feitos agora em agosto.
    Fez natação em pequena mas optamos por tirar por falta de disponibilidade para a levar, por
    Falta de vontade dela em frequentar e por andar sempre doente e a faltar.
    Aos 3 anos começou ballet numa clace de 4 anos era a mais pequenina.
    Sempre mostrou ter geito ( dito pela professora porque para mim que não percebo nada de dança são todas queridas e fofinhas) e começou por praticar 2x por semana... Adorava o ballet até um dia experimentar dança contemporânea!!!
    Neste momento faz dança contemporânea e ballet ( que segunda a professora é a base de todas as danças), faz na mesma academia uma aula de ginástica e força para complementar também a dança e começou este ano, e a pedido dela, danças africanas!
    Ainda não sabemos se nesta última se vai dar bem porque está apenas com 3 aulas até agora.
    Neste
    Além da dança, ainda é aluna do conservatório de música (porque eu e o pai achamos importante)
    Ou seja, temos uma menina de 5 anos com 4 finais de tarde e uma manhã de Sábado sempre ocupados!
    Devo dizer que isto tudo só é possível porque ambas as coisas são relativamente perto de casa e vamos a pé e também ainda não há irmãos para conciliar atenção e actividades :)

    Na escola que frequenta das 8 às 17h tem ginástica e inglês uma vez por semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim perdoem-me mas assusta-me isto: "Uma menina de 5 anos com 4 finais de tarde e uma manhã de sábado sempre o ocupados" , fora das 8h às 17h horário de escola.

      Esta menina brinca quando? Não fazer nada,ou ser criança é a actividade mais enriquecedora de todas. Hoje em dia os pais vivem obcecados com as actividades dos filhos... esqueceram rápido o quanto era bom ser criança no tempo deles!

      Eliminar
  3. Ana desculpe a minha pergunta, mas artes é o que?
    Pintura, desenho etc. ou outra coisa?

    Estão lindas :) em pequena fiz ginástica acrobática e adorava, aos 18 anos fui para a faculdade e tive de deixar com muita pena :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) fazem trabalhos manuais com materiais de vários tipos, com pinturas e papel :)

      Eliminar
  4. Adorei este post!
    Por cá, a Benedita com 3 anos vai iniciar o ballet, visto que o inglês, a música e a ginástica fazem parte do plano pedagógico do Colégio delas...
    A Margarida, com 5 anos vai continuar no ballet, sendo que também tem inglês, música e ginástica.
    A Constança, já decidida e apaixonada pelas artes, vai continuar no ballet, no teatro e no piano e anda a pedir-me para ir para a equitação!
    Também acho que não devem ter muitas atividades! Cá em casa, as mais novas frequentam apenas uma e só a mais velha tem três...
    A Carlota não frequentava o teatro? Bjs e boas aulas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ;) Sim ela andava, mas depois do teatro que fui assistir no final do ano em que ela lia pelo papel, em que nem os braços mexeu para se expressar, achei que alguma coisa nao correu muito bem...tenho pena, porque se fosse bom fazia-lhe tão bem :)
      Bjs

      Eliminar
    2. Tem razão! Assim não vale a pena frequentar...é pena, porque o teatro faz-lhes tão bem! Seja a uma criança timida ou extrovertida! A Constança tem 7 anos e frequenta desde o ano passado. Já não quer outra coisa! Começou a ficar viciadissima em telenovelas, peças de teatro, figurinos...agora diz que quer ser atriz! Paixão e talento tem, agora vamos ver o restante!

      Eliminar
  5. Ana, a Carlota anda na Nuno Delgado? A minha filha anda na do Parque das Nações, em ballet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim ;) ele vai ao colégio dar aulas (os professores dele, claro)
      Bjs

      Eliminar
    2. Olá Ana! :)
      Tás boa??
      Na escola do Manel tb vão do Nuno Delgado. Estou a pensar pô-lo este ano (4 anos). Como correu o primeiro ano da Carlota? Ela cansava-se muito nesse dia (queria que se cansasse :)))))
      Beijinhos!!!
      Maria Caetano

      Eliminar
    3. Maria, lolol sim, mas nada de especial eles no primeiro ano têm uma iniciação mas com muita brincadeira ;)
      Bjsss

      Eliminar
  6. Ana, sei que vive relativamente perto de mim, pode dizer-me onde é que a sua filha frequenta a aula de artes?

    ResponderEliminar
  7. Por aqui natação e piano, as duas. E a mais velha tem xadrez.

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho 2 filhos, de 4 e 5 anos. Na escola tem inglês, música, patinagem e educação física, cada uma delas 1x por semana. Fora da escola natação 2x por semana. Por vezes penso em iniciar outra actividade mas penso que também são pequeninos e não lhes faz mal tempo para brincar, andar pelo parque, ver bonecos e pouco mais.

    ResponderEliminar
  9. Ana, tenho um assunto polémico para lhe propor:TPC sim ou não. Pode ser difícil. As opiniões variam tanto, eu tenho a minha mas acho que estou sozinha. Abrimos o debate?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me permite , no agrupamento dos meus filhos não há trabalhos de casa. Isto não significa "só irem às aulas e não fazerem nada em casa". Não há trabalhos do género "faz a ficha da página 15 do manual de história ", mas obviamente que eles têm de estudar em casa. Só que estudam fazendo uma revisão do que foi dado. Podem comprar livros de fichas para fazer em casa. Ou seja, obriga o aluno a ser responsabilizado pelo seu estudo /trabalho. Na escola primária igual . Os pais podem comprar umas fichas de revisão ou até imprimir da internet ou podem ajudar com contas simples , ensinar a fazer trocos com o dinheiro ... não é nenhum drama o não haver trabalhos de casa. O drama é os miúdos não saberem estudar sozinhos e é isso que deve ser fomentado e ajudado. Para mim isto estimula a autonomia do estudante. Beijinhos

      Eliminar
  10. Boa noite, Ana. Primeiramente, parabéns por proporcionar estas atividades artisticas às C's, que só têm a aprender e evoluir mais com todas elas!
    Cá em casa, a Mel (agora com 19 anos!) frequentou ballet clássico até aos nove (e piano). Acabou por desistir do ballet, pois quis experimentar ginástica rítmica (uma modalidade fortemente influenciado pela dança clássica), que frequentou até aos 18 anos.
    Apesar de ter experimentado ambas as atividades, acabou por seguir representação e está hoje no Ensino Superior, em cinema...
    A irmã com 11 anos, frequenta ballet contemporâneo, guitarra e teatro e a mais pequenina, com 7 anos, frequenta judo (apesar de ser bastante feminina e vaidosa!), ballet clássico e iniciou recentemente violino.
    Cada uma com as sua atividades e gostos, mas todas a aprender um instrumento (acho importantissimo!) e outra(s) atividade(s) complementar(es), como a dança/ginástica.
    Sempre tive receio (e preguiça, confesso) em coloca-las na natação...aprenderam a nadar em casa, connosco, e foi tudo muito mais simples e fácil!
    Beijinhos,

    Sofia.

    ResponderEliminar
  11. Ana

    A Concha faz a ginástica acrobática no colégio ou está em algum clube/academia?
    Gostava muito de colocar a minha filha na ginástica, mas para além dos grandes lubes de Lisboa não tenho outras referências.

    ResponderEliminar
  12. Por aqui a Carlota (5 anos) vai continuar na patinagem artística, que iniciou aos 3 e já lhe ocupa 2 tardes e a manhã de sábado. Ainda assim pede natação, teatro musical, ginástica e ballet. O piano no ano passado foi um fiasco. Ainda estamos a ponderar uma segunda actividade.
    O Manel Maria (2 anos) não sabe o que quer. Creio que peixinho que é deveria delirar com natação, mas só aceitam a partir dos 3. A indecisão está entre futebol ou ginástica. Mais tarde consideraremos o rugby e a equitação (dado que o único animal de que não tem medo é o cavalo e promete imenso jeito). Ainda assim já vai ser complicado quer os horários para os levar quer o orçamento, em especial ir começar a trabalhar a cerca de 30km de casa e do colégio e estar à espera de bebé!

    Alguma sugestão de qual a melhor actividade para meninos de 2 anos (faz 3 em Dezembro)?

    Obrigada e bom ano lectivo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brincar, brincar muito. é a sugestão mais adequado para uma criança de 2 anos

      Eliminar
    2. Xadrez ou trombone! :p

      Eliminar
    3. Olá Maria, não sei onde mora, mas em S. João do Estoril tem um espaço fantástico com momentos para as crianças entre os 6 meses e os 3 anos! Dê uma vista de olhos: http://www.geracaofit.pt/actividades-gimnodesportivas

      Eliminar
    4. Tem a certeza de que não aceitam quem ainda faz 3 anos este ano? A minha filha também faz anos em Dezembro, mas não tive esses problemas porque sempre aceitaram crianças que completem 3 anos até ao final do ano. De qualquer forma, se não pode ir para a natação, que me parece efectivamente útil, não vejo nenhum motivo para o inscrever numa outra actividade, a não ser que ele manifeste um particular interesse por alguma. Até porque, convenhamos, nessas idades as actividades acabam por ser uma mera perda de tempo.

      Eliminar
    5. Olhe com dois anos álgebra seria mãos adequado ou biomédicina?

      Eliminar
    6. Com dois anos futebol ou rugby? Brincar!!

      Eliminar
  13. Olá Ana!
    Por aqui temos uma menina com quase 4 anos, no ano passado começou com ginástica, expressão musical e ballet (tudo actividades no colégio), a meio do ano quis frequentar as aulas de hip hop e adorou! Este ano manteve as mesmas, exepto o ballet, disse que não queria, até a professora estranhou porque ela no ano passado fazia tudo direitinho, a ver vamos se a meio do ano não quer fazer outra vez. Beijinhos, Rita

    ResponderEliminar
  14. Bom dia,

    fantástico Ana! :) é importante terem alguns extras além da "escola" propriamente dita.

    Mas permita-me, fico chocada. Não consigo, mas com outras pessoas. Tantas actividades que põem os filhos(as) a fazer que até dói.

    Os meus (3 filhos - 13, 7 e 5 anos) este ano resolveram todos ir para Karaté, e só....! Ah....a do meio está nos Escoteiros, entrou agora. Eles talvez até quisessem mais coisas, mas não dá. Não só financeiramente, como e o principal: carga horária. É preciso brincarem e descansarem. E eu, pela minha sanidade, também!

    Beijinhos e bom ano lectivo para todos aí em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      Concordo plenamente consigo, são demasiadas actividades para crianças tão pequenas.
      Os meus 3 filhos (2 meninos com 12 e 8 e uma menina com 2) este ano ficaram-se apenas pela natação depois dos rapazes no ano passado terem andado no futebol.
      Beijinhos e parabéns á Ana pelo blog.
      Nidia

      Eliminar
    2. Concordo plenamente consigo. Acho que ás vezes os Pais escolhem muitas actividades para os Filhos, até porque estão a trabalhar e precisam de "ajuda", mas acho uma sobrecarga física e de horários para as crianças.

      Eliminar
  15. Bom dia,
    Por aqui, o meu filho tem aulas de manhã e, ao inicio da tarde, o colégio disponibiliza, para escolha dos pais, um leque de actividades diferentes todos os dias: no caso, escolhemos xadrez, expressão plástica, futebol, yoga e orquestra. Às 14.30h está livre de aulas e actividades, tem acompanhamento nos trabalhos de casa (só dão TPC´s de 2ª a 5ª), pelo que, à partida, chega a casa às 15.30h sem mais trabalhos para fazer. Só brincadeira. Ao sábado de manhã pratica futebol fora do colégio.

    ResponderEliminar
  16. Deixem as crianças ser crianças. Já têm Educ. Física no colégio. no máximo mais uma actividade.

    ResponderEliminar
  17. Aqui por casa as coisas são neutras: natação é sagrada e fazem as duas, no mesmo local, à mesma hora!!! Enquanto elas fazem a aula, eu aproveito para nadar na piscina livre! Um 2 em 1!! A mais velha, com 8, pediu o Hip Hop e ainda estamos a tentar os Escuteiros pois ela adora!! e chega!!

    ResponderEliminar
  18. É tão giro termos filhos, são tão lindos e maravilhosos e fofos e tudo e tudo e tudo. Depois é só mante-los ocupados 24/7 que é para não darem muito trabalho e não terem que os aturar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que comentário triste! Claramente não tem filhos ou se tem, então é mesmo uma pessoa mal formada!

      Eliminar
  19. Alguém sabe de um local para a prática de contemporânea? Zona oeiras

    ResponderEliminar