sexta-feira, 1 de março de 2013

Um fim de semana no Porto

Março chegou com um dia lindo que faz ter cada vez mais vontade que chegue a Primavera. Nós por aqui estamos a torcer para que o dia 9 de Março nasça com um sol lindo como o de hoje para que todos fiquem ainda com mais vontade de ir passear até ao Cais de Gaia e à nossa Vendinha das mães.

Com a Primavera chega a vontade dos fins de semana fora, dos passeios em família e de conhecer sítios giros e novos do nosso País que eu adoro!
E porque não começar com o próximo fim de semana? Quem quer vir até ao Porto? Não, não vou sortear nenhuma viagem, mas vou dar dicas de um fim de semana TOP para quem estiver interessado.

Falei com a Francisca, uma das mães que está a organizar esta Vendinha no Porto, que escreve o novo blog mais querido do Norte do País (vejam o blog Maisena aqui) e pedi-lhe algumas sugestões giras para quem quer ir com crianças. Mesmo que não seja no próximo, vejam o roteiro para um fim de semana divertido em família, nesta cidade que é linda!


um fim de semana no Porto by Francisca do blog Maisena


Olá Francisca, primeiro adoro o teu blog..e adoro a ideia do teu ser tão voltado para as mães de rapazes, sim porque a Francisca é mãe de dois rapazes que são as brasas. Como mãe a viver nesta cidade fantástica, vou pedir-te algumas dicas para quem não é de cá e gostava de visitar e conhecer o Porto.

Para quem vem ao Porto, sem amigos ou conhecidos com casa para ficarem a dormir, que hotel aconselhavas: 3 condições: giro, não muito caro e que aceite colocar duas camas num quarto (imaginando que eu ia com as Cs.).
Francisca: Sem dúvida o PortoSense, na Ribeira. São pequenos apartamentos, muito cosy e cheios de luz, com cozinha e tudo, em que dá para levar 2 ou 3 filhos, sem ficarem todos apertados. Mas o que eu mais gosto no PortoSense é a vista sobre o Rio Douro. Fantástica!

Tendo em casa um galo madrugador o que sugeres que visite logo de manhã muito cedo, tipo 9.30h nesta cidade, que aposto pede um bom casaco nesta altura do ano, não?
Francisca: Tenho dois galos pequeninos lá em casa, por isso sei bem o que isso é. Há muitos programas óptimos para se começar o dia, mas um pequeno almoço perfeito na esplanada da Tavi (na Rua Senhora da Luz) seguido de um passeio relaxado pela Avenida, mesmo em frente ao mar - quem sabe até descendo até à praia - torna o início do nosso dia simplesmente memorável!

Acho que ser dos primeiros a chegar e visitar a nossa Vendinha é uma boa dica, não? Podem ser os primeiros, a escolher as 1001 e uma coisas giras que lá vão ter à disposição. Até porque chega a esta altura do ano, falando por mim, as roupas das mais crescidas começam a ficar pequenas e os dias de sol já dão vontade de vestir as tão desejosas roupas de Verão. Aposto que se passa o mesmo contigo, apesar de teres rapazes ir à compras para eles também é um dos teus passatempos preferidos?
Francisca: Sem dúvida! Apesar de ser mais difícil arranjar peças giras e a condizer para os rapazes, adoro estar sempre a par das últimas novidades. Mas como ultimamente tenho muito pouco tempo livre, tenho comprado tudo pela internet. Quer através das páginas do FB, quer através dos próprios sites das lojas. Até agora, tenho tido uma óptima experiência com as compras online, pois tudo correu na perfeição! Os timings, os tamanhos, e mesmo as cores e os feitios que por vezes nas fotografias enganam. E assim posso espreitar as colecções de marcas que não têm loja no Porto. Melhor é impossível!

Quais as tuas marcas preferidas para rapazes? Vão estar algumas delas na Vendinha?
Francisca: A Little Angels e a Borboleta Loja Évora enchem-me as medidas. Adoro tudo o que fazem e nunca se esquecem dos rapazes. São de um bom gosto levado ao extremo.
Mas é claro que também gosto imenso de outras tantas, como por exemplo a Laranjinha, uma marca do Norte que dispensa apresentações e claro eles nunca saem de casa sem alguma peça Las & Mai-s. Com um gorro, ou gorrinho, saco ou saquinho mas sempre com Lãs & Mai-s. Acho que o nosso país deve sentir-se orgulhoso com a quantidade de lojas e marcas giras que existem hoje em dia para os nossos filhos!

A Vendinha vai estar cheia de surpresas para os mais pequenos, mas desta vez os pais vão ser os grandes ganhadores de prémios. São eles que vão poder tirar a rifa premiada com a semana de descanso. Ganhar uma semana, para se dedicarem ao seu grande amor, à mulher da sua vida, mimá-las e fazerem, programas a dois, que fazem tão bem a qualquer casal. Mas há mais prémios, guardados a sete chaves. Entretanto, e porque sabemos que andar de um lado para o outro para ver roupas e outras coisas de criança não é o programa favorito dos pais, vamos ter a Rota do Chá cheia de coisas boas, queres falar um bocadinho deste conceito e o que podem lá encontrar nesse dia? Sim para não falar dos crepes fantásticos do Bonjour.
Francisca: A Rota do Chá é uma casa de chá única e especial. Para além de estar num sítio fantástico, ao pedirmos a lista deparamo-nos sempre com uma variedade de chás sem igual e ainda podemos deliciar com as famosas tartes e bolos home made que nos fazem crescer água na boca. 

Claro que os miúdos vão sair de lá estafados e esfomeados por isso o ideal um sitio não muito longe que sugiras para um almoço em família.
Francisca: Ui, tantos! Lá e casa adoramos ir almoçar ao BB GOURMET, perto de Guerra Junqueiro. Não é propriamente ao lado da Vendinha mas vale os 10 minutos de carro. Tem um ambiente muito acolhedor, come-se lindamente e sai-se de lá com a sensação de que foi um verdadeiro almoço de família! Mas porque os miúdos adoram uma boa pizza, sugiro também o Casa D´Oro, que é mais perto do local da Vendinha e é sucesso garantido. Tem as melhores pizzas do Porto e uma vista única e inesquecível. Os miúdos sonham a semana toda com a pizza de nutella de lá!

As tardes já começam a ficar mais compridas o que dá vontade de aproveitar, partindo do principio que o S. Pedro é nosso amigo e o dia vai estar óptimo e cheio de sol, onde irias passear à tarde?
Francisca: Para a Ribeira! É do outro lado do rio, por isso quase que se pode ir a pé, pela Ponte D. Luís. Tem imensas esplanadas e uma vista absolutamente magnífica. Quando está bom tempo costumamos ir de bicicleta até à Ribeira, são sempre tardes inesquecíveis! A Ribeira tem uma luz e uma magia inexplicáveis… Ainda se pode subir de elevador até à Batalha, e conhecer um pouco mais da Baixa do Porto.

Existe alguém que sugiras, ou empresa de babysitting de muita confiança, para aqueles pais que adoravam ir jantar fora,?Claro, que um sitio bem romântico e na moda aí no Porto, seria uma sugestão bem aceite para este programa a dois!
Francisca: Nós temos a sorte de poder contar com os avós e tios para tomar conta dos miúdos quando nos apetece ir jantar fora! Mas já ouvi falar muito bem da Nannies4me, que vai estar na Vendinha a mostrar aquilo que vale!
O Porto está cheio de restaurantes giros, por isso é difícil escolher. Mas sempre que podemos vamos jantar ao Terra, na Foz. Tem um sushi delicioso e uma varandinha que todos gostavam de ter em casa…Para quem não gosta de sushi, também sugiro o Traça, no Largo de S. Domingos, sempre que lá vou fico rendida! E porque não há duas sem três, a última das nossas escolhas (mas não a menos importante) vai para o Book, na baixa, restaurante fantástico cheio de energia positiva. A seguir ao jantar ainda podemos dar uma voltinha pelas ruas repletas de vida e gargalhadas. Para os mais corajosos, ainda podem ir beber um copo à Champanheria da Baixa e para os últimos resistentes, espreitem a Baixaria que é imperdível!

Claro que o mais provável é pais e filhos jantarem juntos, existe aí no Porto algum mcdonalds (as Cs são doidas por este programa, até a mais pequenina já adora os nuggets e as batatas fritas) e como um dia não são dias, um bem giro e moderno podia ser uma boa escolha. Por isso sabes de algum?
Francisca: Eu costumo ir (são raras as vezes, mas o S. adora…) ao da Avenida da Boavista, que tem um espaço para crianças giríssimo. Mas o Mc Donalds da Avenida dos Aliados vale pela localização, e pela decoração, apesar de não ser tanto baby friendly!

Acordar no Porto a um domingo é dia de…
Francisca: Logo de manhã, o Parque da Cidade, absolutamente magnífico, o ex libris dos portuenses. Se ainda houver tempo, Serralves, com as suas exposições mundialmente conhecidas e jardins de perder a vista, tão bonitos que até comovem. O Parquinho do Homem do Leme, com os seus escorregas para os miúdos mesmo em frente à praia, está também no top n.º 5 de escolhas das Mães do Porto. Se estiver um dia de sol e sem vento, não percam um café/almoço na Praia da Luz, para mim a melhor esplanada da Invicta.

Antes de voltar a Lisboa não se pode deixar de passar ….
Francisca: Na Baixa do Porto, que tanto mudou nos últimos anos. Transformou-se, de certa forma, no coração da cidade, com a quantidade de lojas, cafés, bares, restaurantes e feirinhas que têm surgido aqui e ali. Vale a pena!! Ah e na Rua Miguel Bombarda, com as suas galerias de arte e lojas retro de perder a cabeça.

Qual o doce mais típico que podemos trazer para o bisavô que está doente e para a bisa que adora receber presentes?
Francisca: A Francesinha!!! Agora a sério, não há propriamente um doce típico portuense, mas para mim a Padaria Ribeiro é um dos meus sítios de eleição quando me apetece algo doce...não é um Ferrero Rocher, como diz o famoso anúncio, mas sim o melhor bolo de chocolate do mundo (para mim) e as mini tarteletes de maracujá. Deliciosas!

Claro que com mais tempo uma ida ao Zoo de Gaia com as crianças é sempre o programa com mais adeptos infantis, por isso já sabe numa próxima visita este sitio é um must stop. O que dizem os teus filhos, quer dizer o teu filho mais velho do programa zoo?
Francisca: O programa Zoo para nós significa uma ida à Quinta de Santo Inácio, em Gaia. Ainda esta semana fomos lá, nos anos do S., e ficámos novamente rendidos! Não tem animais de grande porte, mas está tudo tão bonito e tão bem organizado que vale mesmo muito a pena visitar! É claro que o S. vibrou com os animais todos, em especial com as suricatas e com os pinguins. Ah! E com os cães da pradaria que parece que andam soltos pela quinta! O máximo! Até o M. não parava de dar gargalhadas!


Obrigada Francisca eu estou desejosa que chegue o próximo fim de semana e passá-lo aí no Porto. Acho que vai ser bem divertido.




Se estiverem no Porto apareçam, senão como diz a Kiki, são uns ovos podres...




Esta foi uma dica para um fim de semana no Porto. Nos próximos dias e porque as férias da Páscoa estão a chegar e o calor também, vou sugerir um fim de semana bem giro e divertido no Grande Real Santa Eulália, onde a praia e as brincadeiras com as crianças vão ser as rainhas, porque uma escapada ao Algarve nos primeiros dias de calor sabe sempre bem...Verdade?



Vejam Cacomae no facebook AQUI e no Pinterest AQUI

7 comentários:

  1. Adorei!! Aliás amo o Porto e os muitossssssssssssss amigos que lá tenho!! Espero que a vendinha seja um mega sucesso ;-)

    ResponderEliminar
  2. Falta o sea life - o oceanario do Porto (Matosinhos) ;) mas são dicas óptimas até para quem é do Porto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa que bom ouvir isso...e obrigada pela dica também!
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Francisca! Que querida! Foi um orgulho ler que a Borboleta é uma das suas lojas de eleição! Fiquei com um sorriso na cara!
    Obrigada!
    Um grande beijinho!
    Mariana

    ResponderEliminar
  4. Acrescento às sugestões :
    - o jardim Botânico
    - o Palácio de Cristal e a sua biblioteca
    - o zoo da Maia com a sua tigre bebe
    - e para doces, os MARAVILHOSOS e incomparaveis eclairs da Leitaria da Quinta do Paço, na Baixa. Agora com os novos sabores de limão e crocante :)))))))

    ResponderEliminar