terça-feira, 1 de novembro de 2016

Coisas difíceis de entenderem

Conversas de irmãs ;)
- O pai Natal não existe!!! - diz a Carlota furiosa porque a Concha estava a fazer um desenho para ele.
- Existe, existe e o pai Natal gosta mais de mim porque eu faço anos no Natal!!! ;) - responde a Concha, ainda mais zangada por a irmã estar a dizer uma "barbaridade" daquelas.
E agora o que fazer, depois de vir ter comigo e dizer que estava triste com a Carlota porque ela é mentirosa e diz que o pai Natal não existe?
Cá em casa sempre falei do pai Natal, mas também falo do menino Jesus e que é ele que vê o que os meninos  fazem e diz se merecem receber presentes ou não. 
Mas eles crescem e as perguntas começam, até porque muitas coisas começam a ser estranhas para elas. A Carlota já há muito me perguntou porque é que para os crescidos era eu que comprava os presentes (chegar a casa com presentes e dizer que são para os avós, para tia e para os primos, era difícil de entender). Quando no ano passado (ou há dois não me lembro bem), no dia que disse que ia comprar os das primas, pequeninas (com a mesma idade delas), ela me disse:
- Já sei que é a Mãe e o pai que nos compram os presentes também. Virou costas, foi embora e nunca mais falou disso (nem eu que fiquei sem saber o que dizer no momento). Não ia continuar na mentira que estava mais que desmascarada!!
Agora com as duas mais pequeninas a falarem do Pai Natal e a mais velha com cara de má em negação, acho que a conversa vai mesmo ter de existir :)

Ainda ontem eram bebes...

Vestidos (colecção de Natal): Missanga 
Sapatos: Pé de Pato



Como explicaram aos vossos filhos?




Cacomae no Instagram @anadominguezlemos


14 comentários:

  1. Desde pequenos que sempre lhes disse que o Pai Natal não existe. Perderam essa fantasia mas acho que, no meu caso, prefiro dizer-lhes sempre a verdade. Também não existiu fada dos dentes nem outras mentirinhas.

    ResponderEliminar
  2. É tão bom acreditar no Pai Natal e em toda a magia que isso envolve, lembro-me que eu, a minha irmã e os meus primos acreditamos até bem tarde... não me parece que esta seja uma "mentira" que faça mal algum, muito pelo contarcontrário, faz-nos sonhar !!
    Acho que deve tentar manter a história por mais algum tempo para as C's mais pequenas :)

    ResponderEliminar
  3. Eu falei com a mais velha e expliquei que não devia estragar a magia dos irmãos. É tem resultado. O mesmo se aplica a fada dos dentes. Acho que faz parte do ser criança...é delicioso e espero que fala parte das memórias deles 😉

    ResponderEliminar
  4. Também não acho que haja motivo para falar com as mais novas sobre isso. Estas discussões entre irmãos e entre primos sobre se existe o Pai Natal são perfeitamente naturais. Faz parte. E é tão bom acreditar no Pai Natal. Não digo que deva incentivar a "mentira", no sentido de forçar a acreditar mesmo quando a criança já sabe que não existe, mas também não vale a pena antecipar o momento em que deixam de acreditar, que acontecerá naturalmente quando entrarem na primária e começar a correr o "boato" de que o Pai Natal não existe:)

    ResponderEliminar
  5. Este é um assunto complicado para as crianças, principalmente quando existem irmãos mais velhos. Eu também tenho três meninas e as idades não diferem muito com as das Cs. As mais novas (com 2 e 4 anos) acreditam no Pai Natal, aliás, como somos agnósticos nunca houveram conversas sobre Jesus, daí não termos mais essa "incógnita" relativamente ao Natal.
    A mais velha (com 8 anos) sempre acreditou até ter entrado para o 1° ano, onde outras crianças lhe foram dizendo que era mentira, até ela falar connosco. Expliquei-lhe a história do S.Nicolau, que, para todos os efeitos, é mais uma história por resolver, mas que eu própria acredito. Ela entendeu e o assunto ficou arrumado, até haverem conversas com as irmãs. Aí, tivemos mesmo de lhe pedir que fizesse como nós fizemos com ela. Que deixasse as manas sonharem e acreditarem até serem mais crescidas e aprenderem a história verdadeira.
    Resultado: uma miúda que acha um piadão dizer às irmãs que o Pai Nagal existe e que vê se elas se portam bem, com a ajuda dos doendes, lol.
    Ficam as três felizes e como são crianças, com o passar do tempo vão esquecendo-se ou começando a entender melhor o que é ou não real. No problem! Bjs.

    PS. Gostei da explicação da Concha, relativamente ao aniversário dela, ahaha!

    ResponderEliminar
  6. como já disseram, este não é um assunto fácil no que toca a contar ou não às crianças! existem vários criticos que consideram que não se deve, de todo, ensinar as crianças relativamente à existência do Pai Natal, assim como a Fada-dos-Dentes e até a história que os mortos se transformam em estrelas. mas não é bem assim! não é fácil contar às crianças que o Natal não é assim tão mágico e que não passa de uns presentes comprados pelos pais, avós, etc.
    não é fácil dizer-lhes que, depois de cair o primeiro dente, não há moedas, não há nada, porque é algo perfeitamente normal!
    não é fácil dizer que a avó faleceu e está debaixo da terra, em vez de se ter transformado em estrelinha e vê-los todos os dias. e estas histórias não são mentiras, são sonhos! ou também dizemos que a Cinderela e a Rapunzel não passam de bonecas? tudo perde a magia e enquanto são pequenos devem aproveitar para acreditar, para sonhar, já que, quando crescerem, todo o brilho desaparece...ser criança é ser um sonhador constante e se acham que contar a história do Pai Natal é mentir aos nossos filhos, então eu passo a vida a mentir-lhes sobre os mais variados assuntos. não quero criar, de todo, crianças iludidas, mas alegres e crentes na vida, talvez!
    quanto às manas, não se preocupe Ana! vão sempre haver essas conversas e se não for com a Carlota, são com as amiguinhas. com o tempo, elas descobrem por elas mesmas, até lá...sonham e divertem-se com tanta magia e fantasia! ;)

    Gabriela.

    ResponderEliminar
  7. Eu resolvi essa situação, dizendo que o Pai Natal andava muito ocupado e que me pediu o favor de tratar das prendas da família e amigos para facilitar... :-)

    ResponderEliminar
  8. Adoro as roupas delas!


    Beijinhos,
    Inês
    forgirls-ines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Cá em casa a minha mãe contou-me a verdade quando entrei para a escola primária com medo que outras crianças contassem de uma maneira mais maldosa e gozassem comigo por ainda acreditar. Foi tudo Pacífico ... :)
    Todos os Natais, no dia 24, o meu pai aí por volta das 22h sem eu e os primos pequenos dar-mos por nada ía vestir-se de pai natal e saía de casa e ia para a rua tocar o sino com o saco das prendas as costas. Toda a rua vinha à janela, era uma felicidade enorme.
    Depois entrava em minha casa, cantávamos sempre uma música para ele e ele deixava algumas prendas que ainda faltavam debaixo da árvore.
    Até que com 4 anos eu achei muito estranho o pai natal ter uns sapatos mesmo iguais aos do meu pai, e fiquei um bocado desconfiada :)
    Tempos muito felizes
    Inês Dias

    ResponderEliminar
  10. A minha filha mais velha deixou de acreditar quando entrou para o primeiro ciclo e apesar de saber que o Pai Natal não existe, como continuamos a fazer de conta que sim, por causa da mais nova e dos primos, acaba sempre envolvida e é impossivel não entrar na 'brincadeira'. ;)

    ResponderEliminar
  11. Eu também já tive que admitir que o Pai Natal não dá conta do recado sozinho mas que deixa sempre uma prenda só dele para cada uma :-) essa nunca vai antes para a árvore ;-)

    ResponderEliminar
  12. A minha mãe sempre nos disse, desde pequenos, que o Pai Natal existia nos nossos corações. Quando cresci e me apercebi q não existia Pai Natal nenhum, nunca me senti revoltada e enganada, porque afinal, a minha mãe disse a verdade: ele existia nos nossos corações :D

    ResponderEliminar
  13. Ai Ana, tema questionável!!! Aqui em casa a árvore de Natal só se faz depois dos anos da tia a 16/11. Começa a loucura com os catálogos de brinquedos, os anúncios e toda a publicidade em torno delas (tenho duas, com 8 e 4). A minha mais velha já percebeu que quem compra as prendas somos nós mas pela mais nova ainda alimenta o mistério...penso que descobriu sozinha mas não ficou muito aborrecida! Adora ver as luzes e decoração, sentar no colo do Pai Natal e nunca estranhou haver pais Natal por todos os lados! Continuam a escrever a carta ao pai natal, vaos colocar nos correios e depois ficam em pulgas quando recebem a resposta (por parte dos CTT)!! Adoram! Acho que continua a alimentar a magia do momento! Claro que antes de enviar a carta, eu dou uma vista de olhos e as 3 coisas que pedem (uma ordem nossa pois o Pai Natal tem que atender a muitoooos meninos e meninas) tentamos que sejam oferecidas entre nós e os avôs. Mas o que é mais importante é mesmo elas compreenderem o momento e nisso elas são top! Adoram o dia em si porque enquanto eu preparo a casa elas vão passear só com o pai e comprar a prenda surpresa para a mãe! O pai vai enviando fotos delas e eu derreto-me! Só ainda não conseguimos ir levar a ceia aos sem-abrigo mas ainda teremos muitos anos para o fazer...está na nossa lista!

    ResponderEliminar
  14. Não sei como vai ser com a minha filha, pois ela só tem 2 anos e é óbvio que acredita que o Pai Natal existe. Mas lembro-me de quando era pequena começar a desconfiar por ouvir lá na escola... Perguntei à minha mãe e ela respondeu-me assim "Então se não há Pai Natal, não há prendas...", percebi a ideia e "fingi" acreditar até bem tarde, até porque tinha o meu irmão mais novinho e enquanto ele acreditou eu alimentei essa magia... Depois a magia perde-se e o "brilho" do Natal deixa de ter tanto brilho... ;)

    ResponderEliminar