quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Errar e não ganhar faz parte

As aulas começaram há menos de 2 meses e a evolução nelas é brutal. Quer dizer nelas, nas mais velhas que a Caetana na parte que toca a não fazer chichi na cama regrediu bastante. 
A Concha já sabe o abecedário, já sabe escrever palavras (pede-nos para dizer as letras e escreve-as muito bem), faz contas (ainda que um bocadinho trapalhona) sempre muito interessada e tão orgulhosa quando tudo está certo. 
A Carlota começou as composições (parte mais difícil principalmente quando se é bilingue e algum do vocabulário sai na língua que não é a que está a escrever) e surpreende pela positiva também.

É interessante de ver como são diferentes as duas irmãs mais velhas quando têm de corrigir. Se a mais nova corrige na hora, apaga e quer logo escrever bem, para a Carlota ter de admitir que errou é a pior coisa do mundo e luta ainda um tempo, até escrever ou fazer bem o que tinha feito errado.
Como qualquer criança (pelo menos a maioria que conheço) odeiam perder. 
Se por um lado é bom porque as faz querer ser boas e as melhores, por outro a forma como reagem e "trabalham" essas frustrações tem de ser ainda ajudada e acompanhada para que não hajam "acidentes" mais tarde. 
Foi aliás o que observei este fim de semana na festa de anos do D. O jogo das cadeiras fez-me ver as minhas 3 miúdas com ataques de grande fúria por perderem com os amigos, sendo que a Caetana ganhou destacada, a taça do mau feito e do mau perder.

Ser mãe é estar atenta a pequenos comportamentos (mesmo que sem importância, mesmo que as reacções de quem via terem sido grande gargalhadas divertidas com comentários do tipo
- Sai mesmo à mãe!!!
- Será que me faz lembrar o paizinho!!!)

Explicar que por vezes saber perder e não fazer tudo bem à primeira faz parte do seu crescimento. Explicar que o importante é tentar fazer melhor da próxima e nunca mas nunca, fazer má cara ou ficar irritada por essa razão (muito menos atirarem-se para o chão a grunhir e a bater o pé) ;)



Com a mais nova a luta agora é outra.
À Caetana ando numa de a "comprar" com moedas no mealheiro. Cada dia que passa sem fazer chichi na cama, em casa e na sesta do colégio, leva uma moeda. 
Conclusão:
 Ela quer ser igual ao Tio Patinhas, porque começámos esta semana e até agora levou moeda todos os dias!!! Pode não ser a melhor fórmula e a ideal mas resulta e só isso me faz continuar...



In love por estes macacos da Missanga...giros, práticos que elas adoram!!
Um amor a Caetana com ele vestido.

Macaco: Missanga
Sapatos: Moleke

A Missanga está com um colecção cheia de pinta e muito gira. Esta é aquela marca que mesmo as mais velhas gostam e pedem para usar e eu percebo porquê ;)
 (2-12 anos e agora com loja online)
Missanga, you rock!!



Cacomae no Instagram @anadominguezlemos

30 comentários:

  1. Resulta? Não me parece... se ganhou moedas todos os dias. Ela é demasiado pequena para dar valor ao dinheiro. Talvez a abordagem deva ser por outro lado. Ela não faz chichi de propósito.

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    1. Tem resultado :) Ganhou moedas todos os dias porque nao fez. A verdade é que todos os dias estava a fazer no colégio e deixou de fazer, mas pode ter sido coincidência ;)

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  2. Por aqui igual! A mais velha, idade da Conchinha, desde o início deste ano já aprendeu a ler e anda toda orgulhosa disso. Quanto a perder, meu Deus... Reconheço perfeitamente os ataques de fúria de que falou ;) Mas acho natural. Na verdade ninguém gosta de perder, não é? Até seria mau sinal se não se importassem com isso. Seria sinal de que não se interessavam pela qualidade do que fazem. Claro que com a idade é preciso aprender a controlar esses sentimentos, a perder de forma mais graciosa e a aprender com os erros, mas estou certa de que isso acontece naturalmente (com a nossa ajuda também). E, pelo menos no meu caso, não deixa de ser verdade o típico comentário: "Sai mesmo à mãe!!!" :)
    Quanto ao sistema utilizado com a Caetana, também não me parece muito boa ideia, apesar de admitir que provavelmente resulta, pelo menos a curto prazo. Mas acho que, usado de forma sistemática, pode criar a atitude errada de apenas se esforçar por algo se houver uma recompensa, que terá de ser cada vez maior para que o esforço valha a pena. Aliás, penso o mesmo relativamente aos presentes por ter boas notas. Acho que o cumprimento das obrigações deve ser valorizado, sim, mas não recompensado, se é que me faço entender. Dito isto, muita gente cresceu com estes "sistemas de incentivos" e a uma boa percentagem dessas pessoas não lhes fez mal nenhum ;) É apenas a minha opinião, vale o que vale...

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  3. Realmente não é o melhor método, até porque pode levá-la a pensar que se consegue tudo em troca de dinheiro, mas se tem resultado, ainda bem...
    Aconselho uma conversa ou um castigo leve - não comer as bolachas preferidas ao lanche, algo do género!
    Cá em casa é assim que faço: converso com ela e uso o exemplo das irmãs, dos primos, amigos...mostrar que só ela faz e que é feio!
    Tenho a certeza que vai resultar com a Caetana! Beijinhos e força para a Conchinha e para a Carlota que apesar de diferentes, são um máximo!

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    1. Um castigo porque fez xixi na cama, enquanto dorme?
      Parece-me um contra-senso e um erro crasso de interpretação e conhecimento do comportamento infantil. A Caetana tem 3 anos! Ou estou enganada?

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    2. Pois eu acho que a recompensa pela positiva muito mais benéfica que os castigos.
      Quem diz dinheiro, diz outra coisa qualquer: comer bolachas de chocolate em vez do castigo de não as comer. Ou receber um brinquedo, mas a moeda serve muito bem. Assim vai aprende o valor do dinheiro e de como poupar. Aconcelho a no final pegar em todo o dinheiro que arrecadou e comprar uma coisa escolhida por ela.
      Mas o pior de tudo o que disse: Comparações com outra crianças... Que tristeza!

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    3. Comparações,nunca!! Só faz a criança se sentir culpada e inferior.

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    4. Também acho a ideia das comparações péssima...

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  4. Ana,antes de mais peço desculpa pelo reparo, mas não é mais difícil para a pequenina controlar os xixis usado macacos? É que só a maçada de o despir é o suficiente para haver um descuido...

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    1. Sim, sim tem toda a razão e nunca mando macacos ou jardineiras para o colégio. Ela só usa aos fins de semana e neste caso que esteve em casa estes dois dias com uma virose.

      Bjs

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    2. A Caetana faz xixi na cama, ou seja, enquanto dorme. Não me parece que durma de macacos, lol.
      Mas o macaco é bem giro, se vem que prefiro sem a camisola! :)

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    3. Espero que já esteja melhor!
      Quando comentei não quis, de todo, fazer qualquer tipo de provocação. Não reparei no pormenor de só fazer xixi enquanto dorme.
      De qualquer forma, penso que não seja a roupa mais prática para um dia de escola... tal como a Ana concordou ;)

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  5. Cada vez gosto mais dessa marca. Esse macaco também foi uma das minhas escolhas, mas não vou resistir a mais uma ou duas coisas que gostei. Sempre boas escolhas ;)
    Vera

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  6. A mum's the boss tem boas estratégias para esses ataques de fúria. Faz parte da idade, ir para a escola é uma grande diferença para eles. Adoro o macacão, é o mais giro que vi este Inverno e as suas filhas ficam lindas com eles. E tem ar de ser quentinhos que é a grande dificuldade que tenho no inverno.

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  7. A carlota estuda ingles aonde?na escola ou algum instituto?

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  8. Eu concordo com a estratégia da recompensa desde com limite de tempo! Mas acho sim que resulta muito bem! Até na escola as crianças são recompensadas ou não por comportamentos ou tarefas bem executadas! Beijinhos Ana

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    1. Nas escolas dão recompensas desde quando? Já vi muito meninos serem castigados por se portarem mal, nunca vi ninguém ser recompensado pelo contrário.

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    2. Os quadros de mérito são o quê? Quando uma criança recebe uma "bolinha verde" por bom comportamento, e uma "bolinha vermelha" por mau, não é recompensa? Os quadros onde colocam estrelas por bom comportamento? N exemplos...

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    3. Se reparar, aí estão a valorizar os bons resultados, não a premiá-los... conforme referi num comentário acima. São coisas bem diferentes. Um prémio seria, por exemplo dar-lhe uma moeda, um rebuçado, ... É importante não confundir as coisas. Uma coisa é "dizer" às crianças que estamos contentes com os progressos delas, outra é oferecer algo em troca desses progressos.

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  9. Não concordo minimamente com as recompensas. Há maneiras melhores de levarmos a nossa avante, enquanto Mães.

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  10. Olá Ana! é a primeira vez que comento aqui no blog! antes e mais parabéns pelo blog, sou uma seguidora há cerca de 3 anos! Eu tenho uma filha, a Maria, de quatro anos, e eu pessoalmente também dou recompensas à minha filha pelo bom comportamento porque acho importante as crianças crescerem com a noção que bom comportamento, traz sempre "coisas boas" seja uma moeda, uma pequena moeda de 10 cêntimos para eles já é uma alegria, e um estimulo para que continuem a ter bom comportamento. E quando digo com comportamento não me estou a referir a birras, estou a referir-me a essas pequenas coisas que com um incentivo os fazem crescer tal como não fazerem xixi na cama, deixarem a chucha, lavarem os dentes... Eu mesma também prometi à minha filha, que aos 3 anos ainda tinha o vicio da chucha, que se ela desse a chucha dela à fada das chuchas teria lá um presente ao outro dia de manhã; O presente era uma revista do panda e ela ficou toda feliz e deixou a chucha. Eu acho que essas decisões de quem resolve recompensar os filhos para que eles cresçam é uma decisão muito pessoal e que não deve ser criticada.
    Confesso que alguns dos comentários que aqui tenho lido me fazem uma certa confusão e me deixam um pouco triste!



    Angela Afonso

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    1. Mas a questão é precisamente essa, o bom comportamento não traz sempre coisas boas e as crianças não devem crescer com essa ideia.

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  11. A mais velha é bilíngue? Só ela? Desculpe lá Ana, como é que isso aconteceu?

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    1. São as três, mas só a Carlota é que frequenta o 1°ciclo.

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  12. Não leve a mal por favor o meu comentário.. mas tenho reparado muitas vezes que as meninas andam sempre com um visual impecável. Sempre muito bem arranjadinha em relação à roupa mas no que se refere aos sapatos não noto o mesmo cuidado. Normalmente tem um aspeto muito sujo e velho. Claro que sabemos que isso são marcas de muita diversão e brincadeira o que é natural e ainda bem que assim é. Eu também tenho uma filha da idade da Carlota é jamais deixo os sapatos e os ténis dela chegarem a este estado. Os ténis são lavados com mt frequência e os sapatos quando ficam com essa aspeto velho e feio são substituídos. Não gosto de ver as crianças muito arrumadinhas e com os sapatos muito velhos e estragados.
    Acho que as meninas beneficiavam o seu aspeto se fizesse o mesmo. Davas lhe um ar mais arranjadinho.
    Um beijinho e por favor não veja isto com uma crítica negativa.
    :)
    Catarina Soares

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    1. Concordo. E para mim o pior é andarem sempre de sapatos em casa e até em cima dos sofás e camas. Sapatos de crianças que pisam todo o tipo de porcarias..

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  13. Não leve a mal por favor o meu comentário.. mas tenho reparado muitas vezes que as meninas andam sempre com um visual impecável. Sempre muito bem arranjadinhas em relação à roupa mas no que se refere aos sapatos não noto o mesmo cuidado. Normalmente tem um aspeto muito sujo e velho. Claro que sabemos que isso são marcas de muita diversão e brincadeira o que é natural e ainda bem que assim é. Eu também tenho uma filha da idade da Carlota e jamais deixo os sapatos e os ténis dela chegarem a este estado. Os ténis são lavados com muita frequência e os sapatos quando ficam com essa aspeto velho e feio são substituídos. Não gosto de ver as crianças muito arrumadinhas e com os sapatos muito velhos e estragados.
    Acho que as meninas beneficiavam o seu aspeto se fizesse o mesmo. Dava-lhe um ar mais arranjadinho.
    Um beijinho e por favor não veja isto com uma crítica negativa.
    :)
    Catarina Soares

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  14. Olá Ana.
    Não acho nada mal o sistema das moedas. Podem ser moedas ou outra coisa qualquer, a verdade é que como a Ana diz, está a resultar com a Caetana. Isso só significa que, com um estímulo (as moedas ou qualquer outro), ela conseguiu avançar uma etapa importante no seu crescimento. E isso é muito bom!
    E concordo com quem disse atrás, nas escolas há n exemplos de estímulos, que fazem as crianças avançar no seu crescimento. Claro que não podem dar coisas, porque são muitas crianças e depois começavam a dizer que havia discriminação. Mas em casa não vejo mal nenhum em dar um 'presentinho'.
    Bjs L.

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