quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Dores de crescimento

Quando temos 3 filhos achamos que estamos preparados para tudo. Com o último, vamos dando palpites de doenças e achamos que identificamos logo manias e hábitos comparando com os outros dois. Cá em casa confesso que mesmo sabendo que não devia fazê-lo, é mais forte que eu e volta e meia lá sai um palpite e uma comparação. Desta vez o tiro saiu-me ao lado e fiquei à nora com as duas últimas noites de choro aflitivo da Caetana. 
Na primeira achei que a culpa era das melgas, tal era o estado das pernas dela cheias de picadas. Andei de sapato na mão e olhos bem abertos para acabar com o insecto que me deixa os cabelos em pé, mal oiço aquele zumbido irritante junto dos ouvidos. 
A segunda noite, depois de as ter barrado com repelente, já achei estranho tanto choro e a forma horrível como gritava de dor. Agarrada às pernas, sem posição e cada vez mais chorosa, até a mim me deu vontade de chorar por não conseguir fazer nada e por perceber que alguma coisa a estava a incomodar e eu não conseguia perceber o que era. 
Massajei e senti as pernas tão, mas tão tensas que pareciam pedras. A minha mãe lá se lembrou que também nós passámos por isso e eram as chamadas dores de crescimento. Acalmou com o Benuron e acabou por adormecer. Esta é aquela fase que a dor aparece ao cair da noite (se persistir durante o dia é mais preocupante, coisa que não tem acontecido), pode durar alguns dias, pode ir e voltar e tem alturas mais chatas que outras. 
As chamadas dores de crescimento, aquelas que os médicos não conseguem atribuir a nada de especial, tal como as febres quando aparecem os dentes. 
Esta é mais uma daquelas coisas chatas que alguns miúdos passam e nós mães ficamos com o coração apertado só de olhar para o sofrimento deles.

Para já nada mais há a fazer, massagens durante o dia, paciência e mimos à noite. 



A noite começou péssima mas acabou numa manhã calma de sono profundo


Não me lembro nada de ter passado por isto com as outras duas. A vocês já vos aconteceu?




Cacomae no Instagram @anadominguezlemos

20 comentários:

  1. A minha filha mais velha a tem agora 7 anos, desde os 2 anos que sofre das chamadas dores de crescimento. Dores terríveis nas pernas, por vezes doía só uma mas que não a deixavam descansar à noite. Quase todas as semanas se queixava. Falei com a médica de família que me aconselhou a dar-lhe o Benuron e a fazer massagem. Realmente não há mais nada a fazer.Eu própria tive essas dores até bem tarde e sei bem dar o valor! Teresa Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado. Não use o Benuron. O paracetamol é perigoso para as crianças. Faça ima busca no Google "Paracetamol perigoso para as crianças"...

      Eliminar
    2. O paracetamol não é perigoso para as crianças quando usado apenas de forma esporádica. Agora, efectivamente, se era administrado à sua filha quase todas as semanas, já não me parece muito aconselhável. Mas infelizmente, hoje em dia, grande parte dos pais dá medicamentos com demasiada frequência às crianças, alíás, os própriios adultos recorrem a medicação com demasiada frequência. Não se deve tomar analgésicos de cada vez que se tem uma dor, seja nas pernas, cabeça, dores menstruais,... No caso das dores de crescimento, por exemplo, não me parece minimamente necessário. É chato, sim, dói imenso (eu também passei por isso), mas é suportável, desde que a criança não esteja já habituada a recorrer a analgésicos quando tem dores. Além de que a criança acaba por adormecer, com ou sem dor, e no dia seguinte já está tudo bem.

      Eliminar
    3. Desde quando é que o paracetamol é perigoso para as crianças? Fundamente lá isso... A aspirina está contra-indicada em crianças mas o paracetamol não..
      É perigoso para as crianças assim como é para os adultos.. Há uma dose diária máxima que, quando ultrapassada, pode causar a morte mas quando respeitada a dose, à partida, não haverá problema (há sempre casos de hipersensibilidade)

      Cuidado com o Google e com a informação pouco filtrada e interpretada por quem não conhece.

      Ana
      (Farmaceutica)

      Eliminar
  2. Com a minha Clara passou-se exactamente o mesmo. Dava de repente, queixava-me muito, muito choro e muitas noites em claro. Houve 1 noite que estivemos acordadas umas 3h com ela cheia de dores, a chorar ao meu colo.
    Graças a Deus já faz muito tempo que não se queixa. O ortopedista disse-nos o mesmo : são dores de crescimento e vão acabar por passar.
    Mas não era preciso ela passar por tanto sofrimento.
    As melhoras da princesa

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, O meu filho do meio também se queixava imenso de dores nas pernas e eu sempre achei que seriam dores de crescimento... Aliviava com sacos de água quente e massagens (mimos!) de mãe... As dores começaram a ser tão persistentes que acabei por levá-lo à pediatra que nos reencaminhou para o ortopedista... Afinal não eram dores de crescimento...era uma posição incorrecta dos pés que está a ser corrigida com a ajuda de palmilhas !!!
    Isto tudo só para lhe dizer que se persistirem não hesite em levá-la a um ortopedista (eu ainda demorei algum tempo...).
    Beijinhos e as melhoras,
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. A minha filha mais velha que tem agora 9 anos sofreu bastante com estas dores. Já há algum tempo que não acontece, mas durou alguns anos, situações pontuais. Muitas vezes aquecíamos panos húmidos para ajudar a aliviar. É de fato desesperante não conseguir ajudar.
    Andreia

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me tão bem de passar TANTAS noites a chorar, sem conseguir dormir, por causa dessas dores quando era pequena!! A mim nunca me deram benuron (nem sei se é aconselhável ou não), foi mesmo esperar que passasse, mas lá que são noites horríveis, isso são. Acho que se alguma vez vir as minhas filhas no estado em que descreveu a Caetana, vai ser o meu primeiro palpite (mesmo que o motivo seja outro qualquer). Se não se lembra de ter passado por isso, não deve ter sofrido muito com esse mal, porque acredite que se lembraria ;)

    ResponderEliminar
  6. Oh pá que chatice ... Se precisares do contacto de uma boa ortopedista pediátrica, diz :) bj

    ResponderEliminar
  7. Ana, tem as 3, sendo que a que sofre mais r a mais nova e desde mais cedo. Acontece nos dias em que corre mais e está mais cansada. Massajo com um nico de voltaren e dou-lhes benuron e passa!

    ResponderEliminar
  8. São dores horríveis!
    O melhor é um banho relaxante, massagem e um benuron para dormir confortável.

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana. Ainda não tenho filhos mas lembro-me de eu própria ter sofrido imenso com essas dores. São constantes e terríveis! Uma coisa que me ajudou na altura foi a minha mãe massajar-me as pernas e os braços com alcool. Eu sei, parece um bocado agressivo, mas ajudava me muito!

    As melhoras da Caetana!

    ResponderEliminar
  10. Oi gente. Agora existe um tratamento natural e DEFINITIVO que age desde o primeiro dia. faça uma busca no Google "Tratamento definitivo das dores de crescimento".

    ResponderEliminar
  11. Tadinha!!! A Leonor tem agora 9 anos e sempre sofreu com dores de crescimento. Queixas habitualmente nocturnas que só acalmavam com massagem e benuron. Parece que com o meu marido era igual. Eles sofrem :(...vamos ver se o Vasquinho, que tem a idade da Caetana, não passa pelo mesmo. As melhoras!!!

    ResponderEliminar
  12. Passei por isso quando era pequena. O que me acalmava as dores era embrulhar as pernas num cobertor para aquecer. Não custa tentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, também coloco o saco de sementes quente e ajuda um pouco.

      Eliminar
  13. Experimente massajar com vick, resulta muito mas eh preciso massajar e por pouca quantidade.

    ResponderEliminar
  14. Dores de crescimento algo que está bem presente na minha memória.Mesmo!!O meu filho do meio também sofre com isso.Massagens,benuron -ordens do pediatra - e muito mimo. 😃

    ResponderEliminar
  15. Olá Ana, a minha Margarida de 8 anos também tem, ocasionalmente, desde os 6 anos. Massagem com um óleo cheiroso e dou muito mimo. Confesso que benuron não dou, sou muito avessa a medicamentos, principalmente com ela - só dou benuron com febre.
    beijinhos e as melhoras

    ResponderEliminar
  16. Lembro-me de ter tido. A minha filha também tem esporadicamente. Só o benuron resolve. Às vezes passa enquanto vou buscar o medicamento, mas são raras as vezes.

    ResponderEliminar