segunda-feira, 4 de maio de 2015

Hoje a mãe fez o jantar

Ontem a mãe foi mimada, hoje era dia de retribuir. Arregacei as mangas e fui para a cozinha. Peguei numa das revista da Blue Cooking,que guardo cheia de separadores com as receitas que mais gosto, e fiz uma das minhas receitas preferidas, salada de Couscous. Estas foram as revistas mais giras de culinária que alguma vez houve, cheias de receitas deliciosas e fáceis, com uma apresentação com muita  pinta (ainda bem que guardei, só sei que já mudei de casa 2 vezes mas elas vieram sempre connosco). Hoje apeteceu-me uma receita que faço muitas vezes no Verão daquelas óptimas para comer em casa e deliciosas para levar para a praia (levo imensas vezes), porque é para comer fria, apesar de ser muito boa também acabada de fazer. Hoje, mesmo com o dia cinzento que está uma salada de Coucous, com queijo feta, tomate seco, courgete e cogumelos vai saber  bem e vai chamar um dia de sol para amanhã.
Para além de fácil (muito fácil) é ideal para quem anda sempre aflita com tempo, pois pode ser feita de véspera  ou num dos tempos livres que se conseguem arranjar. Esta fiz logo à hora de almoço para quando as Cs. chegarem do colégio, ter todo o tempo disponível para brincar com elas, já que ando a roubar-lhes algum com as minhas corridas.
As primeiras vezes que as Cs. experimentaram torceram o nariz (costumo comprar uns frascos de queijo feta no El Corte Ingles que não são tão intensos e elas gostam mais) e para elas retiro os pimentos (se bem que estes são aqueles italianos mais doces) que não vêm na receita original. Com estes dois truques comem e repetem muitas vezes.
Esta receita não pode ser mais fácil, como quase todas as da Margarida, por isso gostar tanto de a seguir e ter muita pena de a revista ter terminado.
Enquanto o Couscous coze na água com sal e um fio de azeite, faço as courgetes numa frigideira com um dente de alho picado com azeite. Ainda as courgetes têm uma ligeira cor e misturo os cogumelos. No final, tudo para uma taça grande (mesmo que sobre não faz mal, fica para alguém no dia seguinte porque cá em casa todos gostam) e junto o tomate seco, o queijo feta e a hortelã picada (só costumo pôr um bocadinho). O azeite e a pimenta fica para quem quiser temperar mais, normalmente só costumo acrescentar no prato um fio de azeite para não dar aquele ar seco.
Para eu fazer, só pode ser fácil.
Atenção, eu não disse que era uma receita de dieta, por isso nada de exagerar, mas aviso que este prato é muito guloso.
Para a sobremesa, um bolo de chocolate que enfeitei com M&Ms que elas adoram e merecem porque são as filhas mais queridas do mundo.


Uma surpresa da mãe, num dia com nada de especial mas que pode ser, basta nós querermos e fazermos algumas coisas, por mais pequenas que sejam, diferentes e cheias de amor.









Hoje a mãe fez o jantar...





ps - porque será que a segunda feira, é sempre aquele dia da semana mais perto do fim de semana e que mais saudades deixa dele?
Um fim de semana onde o sol andou envergonhado (pelo menos aqui em Lisboa) mas deu para ir à praia e apanhar uma óptima cor, para não falar das manhãs até mais tarde na cama e dos chinelos nos pés.


Remember...manhas na cama até mais tarde e praia já com água quente para muitos mergulhos (está mesmo até eu dei)

C grande
Fato de banho (mini bond girl): Suuim
Túnica: Accessorize (do ano passado)

C. pequenina
Fato de banho: Missanga
Túnica: Accessorize (deste ano)

Eu
Calções: Chvnge
Túnica: Berska
T-shirt: Zara



4 comentários:

  1. Olá Ana!
    Qual é o couscous que compra?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLá, este era do Pingo Doce e é um bocadinho mais inchado...o que costumo ter é um da garafalo (nao sei bem se é este o nome mas é parecido).

      Bjs

      Eliminar
  2. Concordo!!
    As melhores revistas de sempre:
    Blue Cooking, Blue Travel, Blue Living.....guardei tb todas religiosamente, que pena terem acabado...desde a fotografia, papel, conteúdo, todas eram 5*****

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana, poderia dar a receita completa? Gostava muito de experimentar e acho uma boa opção para levar na marmita. Obrigada. Beijinhos.

    ResponderEliminar