quarta-feira, 16 de maio de 2012

...as coisas boas das festas

...Porque uma festa não se faz sem coisas boas, a comida que vamos servir é sempre cuidadosamente pensada, e não pode ficar nada esquecido. senão ficamos rotulados como os maus anfitriões...
O baptizado da C. foi às 15.00h e a ideia foi servir um lanche que se prolongasse até que o último convidado quisesse ficar! (Atenção meninas que acham que é uma óptima ideia, e que dá muito menos trabalho! Ideia completamente errada, além de dar muito mais trabalho, porque estamos sempre a achar que falta alguma coisa e vamos acrescentando sempre mais uma coisinha, a lista das compras a fazer é muito maior). Um jantar ou almoço é de longe o melhor, eu pelo menos aprendi! Mas claro, adorei o resultado!

Quisemos ter  bons petiscos,  doces irresistíveis e uma bebida fresca que todos gostassem e claro porque as crianças faziam parte da festa coisas deliciosas também para elas!

coisas boas que todos gostaram...


O lanche:
- espetadas de queijo mozzarela com tomate cherry, regado com azeite e orégões
- palitos de  cenoura, com molho cocktail e delícias do mar
- casca de sapateira
- croquetes bolinha de carne e rissóis bébe de camarão
- quiche de legumes e queijo e fiambre
- fatias de salmão com queijo Filadélfia de ervas
- tâmaras enroladas em presunto
- linguiça
- prato de queijos (chevre, brie, de seia amanteigado, manchego e da ilha) requeijão com noz e mel, e presunto
- doces (de pimentão dos Açores e de frutos silvestres)
- tostas e pão variado (aconselho a imensa variedade dos pães da Padaria Portuguesa)
- mousse de chocolate
- doce de suspiros, morangos e chantilly
- bolo simples de laranja
- espetadas de morangos e uvas
- gelado caseiro de manga, limão e morango, servido com palitos

Na mesa dos pequeninos havia:
- batatas fritas
- pipocas
- paezinhos com pasta de fiambre (compro sempre caras pequenas)
- gomas
- chupas
- pintarolas
- cupcakes
- sumos e água

A bebida foi uma sangria de espumante com morangos e frutos silvestres muito fresca e saborosa.
O bolo de baptizado era de chocolate e estava delicioso.

Para os resistentes, foi servida uma carne assada cortada em  fatias muito finas, com paezinhos bola pequenos e molhos á escolha (maionese e mostarda).

As flores foram escolhidas e encomendadas no Mercado da Ribeira, o serviço utilizado tem mais de 60 anos, e era da querida bisa A. porque a ocasião mereceu, e foi misturado com outras peças de serviços mais modernos. As toalhas de renda também eram antigas (foram-me oferecidas ao longo dos anos e nunca lhes tinha dado o devido valor) e os balões foram comprados no IKEa e na loja Viva.

love it...

As toilettes escolhidas para as meninas grandes da família foram também pensadas para que fizessesm sucesso, mas um sucesso em equipa e por isso as primas foram de igual. Um amor!

vestidos iguais...Verde Menta
C. laço cinzento Sete Anjinhos


Espero que tenha dado algumas sugestões novas para quem continue a preferir um lanche!



ps - ...e porque festas podemos ter todos os dias, nada complicado numa casa com crianças, vou mostrar uma receita fácil e óptima para fazer em casa. Esta receita é da Margarida Magalhães, uma amiga que admiro imenso pelo seu sucesso nos cozinhados, pelas óptimas ideias que dá de receitas e ainda pela mãe extraordinária que é  pela sua filha M. que é um verdadeiro amor, a brasa em ponto pequeno e agora por mais um bébe que vem a caminho...Podem vê-la no programa Curto Circuito, da Sic Radical e comprar o seu livro de receitas a 1€ que foi, e continua a ser, um sucesso este  Natal (ofereci vários e todos adoraram), agora com a versão receitas em 15 minutos.



Vejam mais ideias e receitas na página aqui! Parabéns Margarida adoro as tuas receitas.

Margarida, by Isabel Saldanha...


E porque o tema eram coisas boas para servir nas festas, "roubei" a receita dos fantásticos cupcakes...

Cupcakes, by Margarida Magalhães

São lindos de ver e não tão difíceis de fazer. Os cupcakes fazem as delícias dos mais gulosos e são perfeitos para dias de comemoração. Siga os nossos passos e surpreenda todos lá em casa.

Queques simples
Tempo de preparação 10 minutos
Tempo total 45 minutos
Receita para 8 queques

150 g de farinha peneirada
170 g de açúcar fino
Sal fino q.b.
60 g de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo xl ou 2 médios
140 ml de leite
Algumas gotas de essência de baunilha (opcional)
Formas de queques em papel

1. Misture a farinha, o açúcar o sal e a manteiga numa tigela, e misture com a ajuda de uma batedeira eléctrica até obter uma consistência areada.
2. Junte o leite, o ovo e a essência de baunilha. Continue a bater até obter uma consistência macia e brilhante.
3. Coloque as formas de papel nas formas de alumínio de queque e verta a massa até 3/4 da forma. Leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer por completo.

Cobertura de queijo
Tempo de preparação 10 minutos
Receita para 8 a 12 queques

300 g de açúcar em pó
60 g de manteiga à temperatura ambiente
140 g de queijo creme frio
Corante de comida q.b.

1. Misture o açúcar e a manteiga com a ajuda de uma batedeira eléctrica ou de um robot de cozinha até obter uma massa dura amarelada.
2. Junte o queijo e continue a bater ate obter uma mistura fofa e consistente, cerca de 2 minutos, mas tudo vai depender da potência da máquina utilizada.
3. A esta mistura adicione ou não corante a gosto. Tenha atenção que por vezes apenas será necessária uma gota de corante para obter a cor que deseja.
4. Coloque esta mistura num saco pasteleiro e cubra os queques fazendo duas camadas de cobertura. Decore a gosto.

Lojas com adereços para cupcakes:

- Casa de Bolos
C. Comercial Arco Íris, Loja 42
Avenida Júlio Dinis 6/A-D
1069-215 Lisboa
http://casadebolos.blogspot.pt/

- Pasgelpan, Lda.
Rua da Alegria 221
4000-043 Porto
Portugal
Telefones:
+351 22 205 58 41
+351 22 208 21 60
+351 91 707 07 12

Gostaram deste post? Achei giro, diferente e a partir de hoje vou fazer mais vezes!

Estejam atentas porque hoje até à meia noite ainda podem participar no passatempo Peixinho do Mar + Cacomae...durante o dia de amanhã será anunciada a vencedora! Desde já agradecemos a participação de todos!

Vejam Cacomae no facebook aqui.


22 comentários:

  1. adoro cozinhar :-)))
    se espreitar o blog assiduamente lol ve q mostro algumas das minhas especialidades :-)))
    na festa da M. aventurei-me e fiz cup cakes...pode ver no post da festa ficaram giros e bons mas foi de tudo o que mais trabalho me deu......a repetir so noutra festa do genero....bjssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, que sorte, eu detesto cozinhar:) mas adorava gostar e até faço imensas tentativas...eu vi a festa e adorei, acho que foi o meu primeiro comentário lá:)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Adorei e vou aproveitar muitas dicas para o lanche do baptizado do JM!!! Vou fazer os cupcakes este fim‑de‑semana, para experimentar!

    ResponderEliminar
  3. Boa Marta, vai gostar :)
    Que bom, saber que ainda há sugestões novas para lanches...
    Um ghrande beijinho

    ResponderEliminar
  4. ahahahahahahahaha.
    mais uma coisa em comum. Também detesto cozinhar:):)

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana , concordo consigo, os lanches dão mais trabalho e são mais caros que os almoços e jantares, mas também são mais giros de fazer e de decorar
    Adorei a receita dos queques e da cobertura, vou fazer no sábado, o meu filho M. Vai fazer anos e vou fazer para o lanche
    Bjs
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Oh Isabel, vai gostar mesmo, depois diga-me ;)
    Um beijinho e claro boa festa, mas nao parabens que antes da azar ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá! achei este post muito interessante! Eu vou baptizar em Junho a minha pequenina e vou fazer almoço (em restaurante) e aventurar-me com lanche... partir o bolinho em casa! gostei muito das ideias partilhadas e vou aproveitar algumas, tal como outras que já divulgou nos anteriores posts ;) bjs Lena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena, que bom que gostou e deu para tirar ideias...
      Um beijinho

      Eliminar
  8. Bom dia Ana, venho acompanhando o seu Blog desde quase do início, sou conhecedora de vários blogs deste género, como deve saber a sua ideia não é pioneira (copionas acabamos por sermos todas na vida um pouco), e acho que as críticas construtivas são sempre necessárias em tudo, e não posso deixar de frisar que me parece que há sempre algo tendencioso nas suas escolhas...
    Provavelmente muitas das pessoas que acompanham o seu Blog serão umas amigas, outras amigas das amigas, e outras fascinam-se por se envolverem em projetos com alguma impacto em certos meios, mas como em tudo, tem que haver alguém, até porque a minha idade mo permite, que faça um ponto de situação que me parece importante.
    Tenho sempre a sensação que há um objetivo pessoal neste Blog, e acredito que seja magnífico receber conjuntos de roupa para as suas filhas (nos tempos de hoje), mas estará a ser honesta com as suas clientes, e acima de tudo com as marcas que publicita aqui?
    Acha que por exemplo se agora começar a por receitas de bolos e como se decora bolos, ou moldes de roupa, ou outras coisas, não acaba por dar uma no cravo e outra na ferradura?
    Uma sobrinha minha que viu aqui os tais bolos deliciosos que a Ana por várias vezes publicitou, provavelmente de alguma amiga sua, e quando contactou a senhora, para além de não ser de todo rápida a responder, disse que só aceitava encomendas para Setembro! Sem qualquer simpatia, nem com um discurso de tentar arranjar uma solução, nada!
    E como apesar de ser tia, sou como mãe de todos os meus sobrinhos e foi-me pedida ajuda para as ditas festas, fui visualizar a dita página porque ficamos todas intrigadas: Confesso que fiquei espantada: primeiro os bolos em termos de design estão longes de serem bem feitos, e a quantidade postada no último ano dá uma média de menos de um bolo por mês, ora se não aceita encomendas até Setembro, onde estão os outros? E porque não há um post nessa página a dizer que não se aceitam encomendas, ou será só para certas pessoas, que publicamente assumiram que querem ver as instalações. Está a par desta situação? Ou não lê os nossos comentários?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,

      Não entendo a sua pergunta nem a sua indignação. Claro que serei sempre tendenciosa, até porque, como já disse algumas vezes, eu só ponho coisas que gosto e como é obvio, gosto mais de umas coisas, mais de uma lojas e sim hoje em dia já me considero amiga de algumas lojas também. Em relação aos bolos se é desse sitio que compro e sei como são, tem toda a lógica publicitá-lo de uma maneira tendenciosa. Como gosto muito, também não tenho mudado e tem sido sempre do mesmo sitio, não querendo dizer que um dia não mude e experimente outros também.

      Em relação á oferta de roupa, acho que lhe fica mal é assim comentar da forma como o fez, mas a Isabel lá sabe. Blogues por acaso existem imensos e já existiam, sim, mas que publicitassem como passei a fazer as varias lojas não me lembro de o ver. Sei que muitas delas conseguiram aumentar vendas e até passaram a ser conhecidas por pessoas que não as conheciam. As ofertas foram uma forma de agradecimento e quem me conhece, sabe que nem tinha sido esse o meu objectivo, mas claro que fiquei muito feliz, e agradeci imenso e continuarei a fazê-lo até porque tem sido coisas giríssimas.

      Espero que tenha ficado esclarecida.

      Eliminar
  9. Olhe para o Blog da Carlota (não conheço a senhora de lado nenhum), e tantos outros Blogs, já viu a diferença de tratamento dos temas, vá ver Blogs a sério Americanos, Ingleses, Brasileiros, portugueses, etc., não há comentários subjetivos.
    Este Blog tem coisas muito engraçadas, dou-lhe os parabéns pelo seu bom gosto, mas peca por objetividade e isenção, e isso é muito grave. Está a influenciar pessoas, e tem que o fazer de boa fé, não para as pessoas que lhe convém, ou para si.
    Cá em casa, que somos todas mulheres e suas seguidoras diariamente, nós e amigas nossas, e já várias pessoas comentaram o mesmo, este Blog está a tornar-se num Lobby, sei que estamos na Era da hipocrisia e as pessoas ainda acham que criticar é destruir, graças a Deus, em minha casa sempre me ensinaram que criticar se bem fundamentado é ajudar a melhorar. E não se irrite com as copionas ! Há blogs destes há anos e anos. E se for para fazer melhor, que venham elas!
    Agora, chamo atenção para uma coisa e faço-lhe uma pergunta diretamente, porque vivemos em democracia, sou economista e sinto que por detrás deste Blog poderá estar um interesse em sondar o mercado para dentro em breve lançar um produto seu? Seria começar em beleza! Já tem quase 2000 pessoas que iriam ficar a conhecer o seu produto!
    Não estará a ver qual deste tipo de produtos dará mais dinheiro ou terá mais saída?
    Repare que organizou um lanche que ficou engraçado, vamos ser sinceros, não ficou nada de ir às lágrimas, e sentiu-se logo confiante para desafiar a sua "equipa" para organizar eventos! E porque será? Porque já tem 2000 pessoas a viverem o seu mundo diariamente… Isto é honestidade?
    Quem sabe amanhã, não lhe apetece fazer roupa de bebé ou decorar bolos...
    Tenho a certeza, que já algumas destas marcas que publicitou, já pensaram seguramente qual é o seu objetivo?

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Isabel,

    Não lhe vou dizer que adorei este comentário, mas faço questão de mantê-lo porque sou da sua opinião e acho que a liberdade de expressão é importante e se é esta a sua opinião respeito, não concordo, não gosto nem achei simpático, mas respeito.

    Escrevo um blogue com as coisas que gosto, com as coisas que tenho e com as minhas opiniões, gosta quem gosta, e de certeza que haverá quem não goste e só veja para dizer mal…Não tenho qualquer intenção de abrir loja ou lançar uma marca (adorava mas não, mas também não lhe devo qualquer satisfação) mas como poderá ler no meu perfil, tenho um objectivo e sim já ganhei algumas clientes por causa do meu gosto e das coisas que escrevo aqui. Caso não tenha entendido a organização de eventos foi em tom de brincadeira, mas que se na família alguém precisar de ajuda pode contar connosco sim. A decoração não era de ir ás lagrimas e nem era essa a nossa intenção, até porque não queríamos pessoas com maquilhagem borrada e que depois ficassem mal nas fotografias.

    Não quero nem tenho qualquer pretensão de fazer blogues iguais aos que existem quer portugueses quer outros quaisquer.

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    Muitos parabéns antes de mais a este blog, tão giro e feito com tanta atenção ao pormenor e tanto gosto.

    Quanto ao comentário acima, era o que faltava que uma pessoa não pudesse criar um blog para fazer publicidade ao que lhe apeteça! Não me parece que seja o objectivo deste (nem que seja tendencioso e etc.) mas mesmo que fosse, só segue quem quer!

    Um beijinho e parabéns outra vez,
    Francisca

    ResponderEliminar
  12. Obrigada Francisca, sabe bem ouvir estas palavras depois dos comentários anteriores.
    Beijinhos e espero que continue a gostar!

    ResponderEliminar
  13. Ana continua assim! Sem tirar nem por! Alias se quiseres lançar uma marca ou uma linha qualquer APROVEITA que ja tens 2000 potenciais clientes! Eu apoio! Quanto ao resto, acho que o conceito de blog é aquele que nós quisermos dar... Se quisermos que seja mais pessoal que assim seja! Se quisermos tirar proveito disso que assim seja! Enfim... Nao ha regras! Apenas o bom senso de nao prejudicar ninguem... Quem nao gosta... Nao lê... Tão simples! Continua! Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mónica, claro que vou continuar e igual, sim...um grande beijinho e desejosa de conhecer a M.

      Eliminar
  14. Querida Ana, acho que quem desdenha quer comprar! Acho que o que fazes, fazes por gosto e fá-lo muiiitoooo bem!! Mas que é isto! Se fazes publicidade é porque acreditas no produto e fazes tu muito bem! Conheço te há anos e a Carlota sempre vestiu essas marcas, não é só agora para aproveitar os "freebies", olha e sabes que mais, acho que devias mesmo andar com essa ideia de decoração, organização de eventos, marcas de roupa... Acho o máximo e já tens aqui uma
    Cliente!!
    Beijinhos
    Ingrid

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão querida!!! é muito bom o vosso apoio e o de todas as outras pessoas que me mandaram mensagens também.
      Um grande beijinho

      Eliminar
  15. Boa tarde Ana :)

    Antes demais, muitos parabéns por este lanchinho que, apesar de já ter sido há algum tempo, ficou LINDO! Eu própria, para o Baptizado da ML, tirei imensas ideias daqui e desenvolvi :)

    Vinha perguntar-lhe se me sabe dizer onde encontrou o doce de pimentão dos Açores? É que o meu Pai é dos Açores e não conhece, então eu queria dar-lho a experimentar!

    Obrigada e muitos parabéns pelo Blog - não ligue a comentários infelizes, que sempre os há....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Eu quando há 10 anos estive nos Açores trouxe de lá, mas cá encontra na casa dos Açores, na Elias Garcia :)

      Bjs

      Eliminar