terça-feira, 27 de março de 2012

...pequenas coisas de bebe

Mais um post a pensar nas minhas amigas gravidas, que por ser a 1ª gravidez têm muitas duvidas e pedem dicas para as ajudar...e de certeza irá ajudar mais alguém que esteja como elas!
Já falei das hipóteses para os deitar, para os transportar, o que levar na mala para a maternidade, o que pode pedir de presente quando a forem visitar ao hospital (ou a casa porque há quem odeie...eu sou das que adora, quanto mais visitas melhor) e hoje vou falar das coisas fundamentais para ter em casa quando o bébe lá chegar... Porque o que é essencial para mim pode não ser para si, vou fazer a minha lista e o que uso cá em casa e cada uma poderá adaptar conforme a marca e gosto:
  •  Muda fraldas (eu comprei o do Ikea almofadado e lavável e mandei forrar na Maria Malmequer para ficar com um aspecto amoroso) e está  no meu quarto, porque no inicio é lá que a C. está a dormir. 
  • O cesto dos cremes junto ao muda fralda é fundamental e aqui tenho todos os produtos que necessito para cada troca da C (já faço a lista de produtos para que saibam o que têm de ter)
  • Um armário só para ela, onde tenho as suas roupas (optei pelo do Ikea e coloquei cestos da Zara Home para as diversas peças, como os bodys, babygrows, tapa fraldas, casacos e os conjuntos de malha de que sou fã...os fofos, cueiros e vestidos penduro em cabides pequeninos da Pré Natal)...comprei na loja Wc carteirinhas de cheirinho de bébe,  para para que cada vez que o abro seja ainda um momento mais apetitoso...
  • A mim emprestaram-me uma daquelas banheiras/muda fraldas que tenho na casa de banho e é onde no inicio dou o banho mas também onde, até hoje, consigo vestir a C. grande sem que ela me fuja pela casa...é tudo uma questão de hábito!
  • Na banheira  tenho também uma daquelas "sapateiras" com mais cremes para que não tenha de andar a fazer piscinas do quarto para a wc...acho mais pratico e como irão constatar creme hidratante, agua lavante, gel de banho, toalhetes, algodões e fraldas vão estar sempre a necessitar.
a caixa de musica que adoro


o coelhinho da C., presente da avó


Lista de produtos que uso:

  • Uriage, para mim ganhou pelo cheiro e pela gama completa que têm (mas isso acho que todas as marcas também)
  • Frasco tamanho familiar da 1ere EAU (água de limpeza ) que utilizo para limpar a Concha em cada muda de fralda (como já disse num outro post eu não uso toalhetes nas mudas só em casos S.O.S. (se estiver borrada até ao pescoço é muito mais prático, mas isto cada uma irá usar o seu bom senso em cada situação) e fora de casa em locais públicos. Utilizo para  lavar a cara e passo sempre um pouco na cabeça, porque realmente adoro o cheirinho e no inicio passa perfeitamente por água de colónia. Ainda hoje em dia lavo a cara da Carlota todos os dias de manhã com esta água (basta um pouco num algodão de limpeza, não pensem que lhe lavo como se fosse água da torneira...)
  • Gel de banho Uriage (dura imenso tempo porque basta duas carregadelas e é suficiente)...como tenho filhas que nascem ou carecas ou quase sem cabelo utilizo este gel também para o cabelo...( A C. grande só a cerca de 3/4 meses usa champoo)
  • esponja do banho tem de ser o mais macio e suave que encontrarem...eu uso a da Chicco que é uma esponja natural marinha
  • Creme hidratante (1 er lait hydratant), coloco em todo o corpo logo depois do banho (para quem consiga dar as massagens aconselháveis também é bom, eu confesso que nenhuma das minhas filhas adorava estar despida, por isso essa parte que supostamente nos ensinam e que deve ser relaxante  teve vezes, a maioria delas, que foi um verdadeiro stress).
  • Oleo Johnson, em cada muda de fralda antes de as fechar passo com um algodão embebido por toda a zona que irá ficar tapada com a fralda...é a única forma que deixa esta pele respirar...evita as assaduras e a pele fica macia.
  • Escova do cabelo Chico (existe o kit escova + pente em azul e cor de rosa...e são óptimas muito macias).
  • Estojo completo (o meu é do Continente) que vem com corta unhas + conta gotas (para o caso de terem de dar algum remédio) + aspirador nasal (há pediatras que não gostam que se utilize, o meu é um deles) + tesoura das unhas de pontas redondas (esta que vinha não gostei e comprei uma da Chico melhor) + lima de papel (nos primeiros dias de vida dos bebes a maior parte ainda não tem unhas muito duras e o ideal é limar apenas com estas limas)
  • Embalagem de soros individuais (no curso de preparação para o parto aprendi que em cada mamada/ biberon devia por duas gotas de soro em cada narina pois ajuda a que o bebe respire melhor e evita tanta inalação de ar). Utilizo também para a limpeza dos olhos
  • Compressas esterilizadas (tentem arranjar as embalagens mais pequenas) para a limpeza dos olhos e do umbigo no inicio
  • Pó de talco (truque que também aprendi no curso, sempre que colocarem uma pomada das assaduras por cima ponham uma camada de pó de talco)
  • Creme das assaduras (Pasta de agua da Uriage) mas apenas uso se as estiverem assadas, há quem utilize em cada muda, e por sorte as minhas filhas raramente assaram
  • Agua de colonia (Uriage )...adoro o cheirinho desta marca, ponho só na roupa e no cabelo um bocadinho
  • Algodões desmaquilhantes (os maiores e mais ovais do Pingo doce), utilizo para a limpar em cada muda com a Primeira água, e para a limpeza da cara e olhos...como uso muito tenho de ter um grande stock
  • Fraldas...(cada uma usará a marca que gosta mais)...eu porque elas foram muito pequeninas (a C. grande tinha 2.600kg a C. pequenina 2.900kg) no dois primeiros meses usei a marca Dodot porque é a única que o tamanho 1 era mesmo pequeno, depois passo para a marca Pingo Doce ou Continente...porque acho mesmo que o preço/qualidade compensa. (mas assumo que há diferenças, a marca Dodot é para mim a melhor).
  • Termómetro (aqui vão ver que as opiniões divergem....eu falo por mim que já tive muitos e achava que nenhum funcionava bem, até perceber numa das idas ás urgências com a C. que afinal era ela que não faz temperaturas muito altas (a temperatura normal dela são 34,5º)), cá em casa uso um digital da marca Chicco, que se encosta na testa.O termómetro para o banho da 1ª gravidez usei um que uma amiga me emprestou, na 2ª já foi o bom senso que utilizei.
  • Tenho sempre Aero-om (s.o.s.) para as birras inexplicáveis...é tão doce que os põe K.O num segundo...Bebegel (as duas tiveram alguma dificuldade no inicio com os cocos...ajudei sempre e nenhuma ficou "viciada") e claro o Benuron 125 (supositórios) para qualquer emergência, normalmente nos dias das vacinas, mas para já nunca foi preciso.
  • A maquina dos aerosois também acho que podem ter desde o inicio porque até nós adultos por vezes a utilizamos, por isso pense nisso como um investimento, a minha é da marca Pic.
  • O infacol (o remédio milagroso das cólicas), no caso da C. grande nem esse lhe tirou as malditas cólicas, a C. pequenina não teve, mas pelo sim pelo não tenha á mão.
  • Chuchas...convém ter pelo menos 2 diferentes, ou seja tenha uma de borracha e  uma de silicone...a marca que eu mais gosto é a Nuk
  • Biberons, pelo sim pelo não tenha pelo menos 1 também e aqui a Avent é a minhaé  preferida.
cestos Zara Home

Acho que está tudo (devo ter-me esquecido de alguma coisa de certeza...mas se me lembrar acrescento...e se tiverem alguma duvida mandem-me uma mensagem).
A Prenatal tem em cada loja listas próprias onde estão a maior parte das coisas que disse, peçam e vão assinalando o que têm e o que precisam comprar...é a melhor forma para não se esquecerem de nada!




ps-...que giro que vai ser, ver a C. pequenina vestida com as roupas que já foram da sua irmã e perceber que as roupas de bébé não passam de moda!

tunica Zara Kids
tapa fraldas Maria Malmequer

pormenor da túnica...adoro

fofo 1:  Letras Bordadas
fofo 2:  Maria Gorda

fofo 1:  Letras Bordadas
fofo 2:  Laranjinha, na Patachoka
fofo 3:  Patachoka








8 comentários:

  1. Ana, eu sou fã da marca Weleda - é uma linha de produtos 100% naturais, com cheio óptimo,nada caros (mto mais baratos que uriage) e que são espectaculares para bebés (linha de bebé é a cor de laranja) - o creme de rabo é o melhor de sempre!

    ResponderEliminar
  2. Boa Leonor, obrigada pelas dicas...é sempre bom ter outras opiniões!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. A serio!? Oleo johnson logo desde pequeninas!? Bom truque! Tal como o do soro na mamada! Beijoos

    ResponderEliminar
  4. ...faz e vais ver se nao é bom!...fiz na carlota e repito na Concha!
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana:) Descobri o seu blog e fiquei encantada! Gostaria de lhe dar os parabéns, em primeiro lugar porque é mamã de duas lindas meninas e depois porque criou um blog fantástico com ideias óptimas para os nossos pequeninos e não só! Sou trimamã de um adolescente com quase 14 anos, de uma menina com 8 e muito em breve de um menino.
    Gosto do seu dinamismo e boa disposição! Muito obrigada pela partilha de momentos tão preciosos. Um beijinho!

    ResponderEliminar
  6. ...obrigada Catarina e que bom que gosta....espero que algumas dicas venham a tempo de ajudar para coisas que já possam estar esquecidas;)...
    um beijinho e parabéns é bom sabe que ainda existem mães que nao se assustam com as diferenças de idades:)

    ResponderEliminar
  7. Tem excelente gosto! Peças de roupa e mobiliário lindíssimos. Só não concordo consigo na escolha dos cremes :-) eu prefiro a halibut.

    ResponderEliminar
  8. ...obrigada! e nao fico nada zangada com a sua opinião;) conheço e tambem gosto...e ainda bem que não gostamos todas das mesmas marcas, porque senão algumas iam á ruína :)

    ps - também tenho halibut cá em casa para as assaduras mais dificieis
    beijinhos e continue a dar a sua opinião, porque gosto muito de saber outras diferentes das minhas

    ResponderEliminar